O Batismo de Sangue
Por: steffanyaa • 28/8/2019 • Resenha • 511 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
ALUNA: Stéffany Pereira de Araújo
DISCIPLINA: Direitos Humanos - 9A
PROFESSORA: Tamara Andreucci
RESENHA DO FILME BATISMO DE SANGUE
FEIRA DE SANTANA-BAHIA
12.04.2017
RESENHA DO FILME BATISMO DE SANGUE
Batismo de Sangue é um filme brasileiro, lançado em 2017.
Retrata a experiência de resistência à ditadura no Brasil.
Destaca a trajetória politica que se evidenciam no regime vigente, bem como os freis dominicanos. A prisão destes freis e as torturas pelas quais eles sofreram.
Em especial o protagonista Frei Tito, que foi torturado, sofrendo de mais cruel as consequencias de torturas , ao ponto de tentar tirar sua própria vida na prisão e depois de alguns anos, já exilado, no apse da loucura, não resiste às pressões das torturas e do exílio e acabada suicidando-se, por não suportar mais os traumas nos recantos de sua alma.
Os militares lutavam contra os comunistas e todos que fossem contra a ditadura ou quem falasse mal do governo, era preso.
Tito, Beto, Oswaldo, Fernando e Ivo, além de seminaristas tinham em comum o fato de serem jovens e idealistas. Onde se baseavam na doutrina cristã, se dedicavam a fé e a vida, os cinco freis encontraram nos ideais de esquerda, eles ream ligados à igualdade dos direitos e condições, motivos de lutar contra o regime onde segundo eles, oprime o povo e é conivente com a desigualdade, a fome e as injustiças.
No inicio do filme Tito, um jovem estudante de filosofia, sai de sua aula e entra em uma reunião de estudantes, onde está sendo decidido sobre o congresso da UNE, que iria eleger o próximo presidente da entidade, que seria contra o regime militar. Mas não deu certo, porque as pessoas se entregaram e também como o frei Beto que foi entregue, onde se afirmava que pessoas apoiavam a ditadura, ou simplesmente entregavam por medo ou para receber recompensas.
No filme também tinha o chefe dos guerrilheiros e um dos objetivos dos militares era matar esse homem.
Torturaram alguns freis, para que eles contassem onde era o local de encontro para localizar o chefe e o matar. Contodavia, mesmo com a morte dele e a prisão e tortura de enumeras pessoas, a guerrilha continuou, pois quem se opusesse aos mandos e desmandos da ditadura era perseguido, preso, torturado ou exilado em outros países, sendo que muitos foram até mortos, sumariamente, desaparecendo sem deixar pistas e os conflitos continuaram até 1985, quando a ditadura acabou.
Apesar das cenas fortes, dramáticas e realísticas, que retratam o que aconteceu, enfatisou muito sobre a questão da tortura, como tudo era violento e como isso afetava a vida de várias pessoas, como as mulheres sofriam, as torturas, os espancamentos e ainda era, violentadas sexualmente.
Nada foi básico, a tortura existiu e foi muito forte, os horrores e crimes cometidos pelos agentes da repressão jamais poderão ser esquecidos em nossa história.
Mas, os jovens resistiram, cada um dentro dos seus limites, lutaram até o fim por aquilo que lhes eram justo.
Do inicio ao fim daquela ditadura militar.
E no fim daquilo tudo, não deixou de significar que foi uma vitória destes jovens, para uma sociedade que eles queriam mudar.
...