O Batismo de Sangue
Por: keky.kc • 24/5/2016 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 713 Visualizações
NOME DO ALUNO: Kelly Cristina Coelho da Graça.
RGM: 15384004.
AP2
Caro (a) Aluno (a)
Na unidade IV analisamos as estratégias da Ditadura Militar (1964-1985) para controlar as manifestações culturais críticas e investir na formação de uma cultura de apoio aos valores do Regime.
Como atividade de aprofundamento você deve assistir um dos filmes sugeridos e postar um comentário pessoal de, no máximo, 20 linhas, relacionando o filme ao tema da unidade.
Filmes:
Vlado – 30 anos depois
Zuzu Angel
Hércules 56
Batismo de Sangue
Batismo de Sangue foi um filme lançado em 2007, inspirado em fatos reais sobre a luta dos dominicanos contra a ditadura militar.
Conta a historia de um convento dos frades onde se torna muito forte a resistências a ditadura militar, os frades Tito, Ivo, Beto, Fernando e Oswaldo apóiam o grupo guerrilheiro chamado ação libertadora nacional comandado a época pelo Carlos Marighella.
No decorrer do filme Frei Ivo e Frei Fernando vão para o Rio de Janeiro e acabam sendo torturados pelos oficiais que acusam eles de traição a igreja e a pátria e questionam onde é o local de reuniões do grupo, pois pretendem capturar e matar Marighella.
Com o decorrer do filme, os frades não agüentam e acabam revelando o horário e o local de reunião do grupo, onde geralmente Marighella costumava receber os recursos.
Infelizmente Marighella foi executado pelos policiais. Frei Beto foge para o Rio Grande do Sul onde e encontrado e preso e acaba indo para o presídio de Tiradentes com o resto do grupo.
Os frades pegam sentença de quatro anos em regime fechado. Já frei Tito é libertado em troca de um embaixador suíço chamado Ehrenfried juntamente com os outros presos e vai para França, porem a pressão foi grande e ele não resistiu e acabou se suicidando.
...