RESENHA BATISMO DE SANGUE
Por: Jaddielma • 1/9/2017 • Resenha • 1.789 Palavras (8 Páginas) • 633 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Gerson Gomes dos Passos
Jadielma Lima Barros
Leonardo Bismarck
Karla Juliana dos Santos Cavalcanti
Professora: Renata Guerda de Araujo Santos
Maceió – AL.
2017 – 6º semestre
Trabalho solicitado pela professora mestra: Renata Guerda de Araujo Santos, do CESMAC, curso de psicologia, 6º período, uma resenha crítica sobre o filme : Batismo de sangue.
O filme – Batismo de sangue - começa mostrando o suicídio do frei Tito, pois este estava sendo atormentado por pensamentos que lhe remete ao tempo passado na prisão na época da ditadura no Brasil, isto nos mostra que é preciso lançar um novo olhar para aqueles que passaram por traumas e que os psicólogos podem atuar no pós-traumas das pessoas – assim como nos acontecimentos: enchentes de Alagoas no ano de 2010, vila dos pescadores de Jaraguá, o caso da boate do Rio Grande do Sul, barragem da Samarco mineração no município de Mariana em Minas Gerais – estes são exemplos de fatos onde o psicólogo pode atuar e o código de ética no art.1º inciso d, nos apoia a prestação destes serviços.
Não podemos falar desse filme sem falar da ditadura militar, ditadura essa que se iniciou com o golpe militar de 1964 onde João Goulart atual presidente do Brasil na época foi derrubado a força pelos militares, desde então se inicia a Ditadura militar no Brasil ou Quinta República Brasileira. O Brasil que vivera um regime democrático que se caracteriza pelo direito de igualdade, de expressão de todos, passa a perder esse direito, pois no regime ditador o poder absoluto era centralizado no presidente, ele manda e desmanda sem consentimento do povo.
O professor Menezes fala de uma ação armada, tática de guerrilha para a resolução dos problemas sociais existentes, este é um ato duro e muito incisivo para a população pois esta iria sofrer muito, pois nem todos estão no mesmo nível de convicção e de ideologia, mas pode acreditar sim que é através da educação que se pode melhorar um país. O Brasil teve um investimento em 2016 de R$ 100,8 e em 2017 a previsão é de R$ 111,3 na educação, contudo precisa valorizar o professor dando-lhes melhores salários e condições de trabalho, na Coreia do Sul, China e Finlândia, por exemplo, isto já é uma realidade assim o povo educado pode fiscalizar e requerer seus direitos.
O Estado de Alagoas no ano 2015 atingiu o índice mais baixa do IDEB deixando entre os piores do país – Cidades; Porto real do Colégio, Campo Grande, Olho D`água Grande, Porto de Pedras - a situação de hoje ainda é difícil pois no dia 24.07.2017 os professores municipais entraram em greve por reajuste de salários e condições de trabalho, 30% das escolas não funcionam com condições de ter aula, mas a justiça decretou ilegal a greve e não teve muito resultado a mesma.
A Igreja católica teve movimento em prol dos menos favorecidos antes deste como o de José Antônio Pereira, que depois ficou conhecido por Ibiapina, nasceu em Sobral, cidade do Ceará no dia 05 de agosto 1806 e faleceu no ano 1883, formou-se em direito e chegou a ocupar cargo na câmara de deputados, mas aos 47 anos iniciou sua obra missionária pelo o nordeste que se estendeu até aos 60 anos, percorreu 600 km a pé pelas cidades; Piauí ,Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, segundo o historiador Nertan Macedo, jornalista e pesquisador da história sertaneja cearense.
E foi em um de suas pregações que o menino Cicero Romão Batista, também do Ceará, se identificou com aquele estilo de vida e se fez padre e também veio a produzir um legado na área social, religiosa e politica de sua época e que até hoje são usadas e efetivadas.
Batismo de Sangue é o filme para quem deseja conhecer sobre os sofrimentos passados pelos defensores da democracia nos anos 60, época da Ditadura Militar. O fato de vivermos hoje numa democracia, independente de suas falhas, que são muitas, deve-se a luta travada dos jovens que se dispuseram e enfrentaram os opressores na busca por liberdade. Nem de longe podemos cogitar a hipótese de voltar a um regime como aquele, em que marcou histórias com mortes, sequelas físicas e psicológicas a todos que enfrentaram essa fase da ditadura.
No filme são destacadas a maldade e pressão sofrida pelos participantes do movimento, junto aos frades dominicanos. Além disso, a indiferença diante da população que por medo ou desinteresse, pouco se importava com os acontecimentos ao seu redor, com as notícias informadas pela televisão que alimentava a todos os telespectadores com uma chuva de informações falsas, acerca dos reais episódios de torturas, emboscadas e sofrimentos pelos quais os defensores da democracia passavam.
Na época da Ditadura, e também da inserção da profissão de Psicólogo no Brasil, as pessoas não podiam falar sobre si, sobre os seus segredos, problemas, não podiam dar sua opinião. O profissional psicólogo existia apenas no contexto organizacional e da pesquisa.
Hoje estamos num momento político muito importante e existe a necessidade da mediação do psicólogo junto as comunidades, norteando as pessoas na compreensão das próprias verdades, ajudando-as a perceber sua importância no contexto social, identificando pontos negativos a serem trabalhados, pontos positivos a serem reforçados, oportunidades de melhorar o que já é positivo e alternativas para ajustar o que é negativo.
O Psicólogo também é essencial para nas comunidades plantar as sementes da crítica e da reflexão, colaborando para que elas deem frutos saudáveis que possam trabalhar em prol do desenvolvimento e melhoria de condições naquela comunidade. Bolando estratégias e programas de ação na busca de soluções para problemas identificados por seus moradores.
...