O COMENTÁRIO REFLEXIVO SOBRE RACISMO E IDENTIFICAÇÃO DE ARMAS
Por: Thifanni Gubert • 4/10/2021 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Universidade Católica do Salvador
THIFANNI FERNANDES GUBERT
COMENTÁRIO REFLEXIVO SOBRE RACISMO E IDENTIFICAÇÃO DE ARMAS
SALVADOR
2020
A palestra visa discutir e informar sobre o efeito do racismo na identificação de armas e apresenta alternativas de redução sobre isso, baseando-se na teoria dos processos automáticos e controlados.
A complexidade dos processos controlados é apresentada por Fujita ET AL. (2014), afirmando que o controle seria um processo no qual ocorre um funcionamento satisfatório de uma estrutura hierárquica envolvendo emoções, pensamentos, comportamentos direcionados a um determinado fim, controlados a partir de emoções e comportamento, através da cognição.
O racismo é caracterizado por um processo de hierarquização, exclusão e discriminação de um indivíduo ou toda uma categoria social que é definida como “diferente”, podendo assim levar as pessoas a terem opiniões sobre o comportamento da vitima com características que determinada sociedade julga diferente. As consequências dessa relação é o desencadeamento de associações enviesadas entre a cor da pele e o porte de arma por uma pessoa negra, sem a noção de que tal processo esteja acontecendo.
Foi desenvolvido um estudo para a identificação de armas, no qual, teve por objetivo investigar a influencia do racismo automático na percepção de uma arma ou de uma não arma, levando em conta o tempo de resposta, o nível de acerto e o viés. Os resultados desse estudo foram que as armas eram percebidas mais rapidamente quando portadas por uma pessoa negra, por vezes ate confundindo uma ferramenta com uma arma.
O racismo vem sendo autoático na identificação de armas é um processo que tende a justificar e formalizar uma serie de praticas que facilitam a hostilização de um determinado grupo e isso reflete no julgamento para confundir um utensílio com uma arma quando é portado por uma pessoa negra.
...