O DESTINO DAS ALMAS
Por: aldenystarling • 23/5/2019 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
O DESTINO DAS ALMAS
Ao discutir o tema, Sócrates expõe questões de que a alma é imortal e que tudo que se faz nesta vida tem consequências quando a mesma se separa do corpo.
Em suas suposições a alma pura quando deixa o corpo esta nada leva consigo, pois a mesma absteve das coisas que o corpo queria. Esta viveu para si e para o que é divino e não mortal; se preparando para o pós- morte, tendo companhia dos deuses.
E acontece o contrário com a alma que não esta preparada a que se separa doo corpo estando impura. Esta que habituou a odiar, a amar o que é mortal. Essa alma passa a viver para si mesma e isso tem consequências. Pois a alma vai refletir aquilo que viveu enquanto ainda estava no corpo terreno.
Para ele, a alma sente medo do desconhecido, pois ela tem de passar pelo Hades. Essas almas impuras vagueiam por funerárias e sepulturas por estarem ainda impuras, recebem isso como castigo por terem sido más. E também vão reencarnar em um corpo de acordo ao que se viveu anteriormente com os mesmos atributos de suas vidas passadas.
Exemplo: aqueles que viveram na bebedeira nos exageros de suas vontades reencarnariam em corpos de asnos e para os injustos, egoístas, cruel voltariam em corpo de lobos falcões que são animais perversos e traiçoeiros. O destino das almas corresponde ao comportamento que se viveu em vida.
As almas boas terão destino agradáveis, como os que foram justos e humildes reencarnaram em corpos de animais sociais como abelhas e formigas ou até mesmo Mem corpos de outro ser humano que será justo e honesto.
A FUNÇÃO DA FILOSOFIA
Segundo Sócrates em seu diálogo o homem que vive pela filosofia permanece afastado de tudo o que é mundano, pois se um dia esse ficar pobre, sem amigos, sem gloria não afetara tais coisas, pois esse vive para e pala filosofia, por que ela nos purifica e nos liberta.
A alma antes de ser tomada pelos cuidados da filosofia é uma alma acorrentada a um corpo. E esse corpo é como uma prisão para a alma
...