O DIREITO TRABALHO
Por: ionelle • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 237 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
FRANCISCA IONELLE ALVES DE MEDEIROS
[pic 1]
DEPENDENCIA QUÍMICA E VIOLÊNCIA: uma discussão no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
NATAL
2011
FRANCISCA IONELLE ALVES DE MEDEIROS
[pic 2]
DEPENDENCIA QUÍMICA E VIOLÊNCIA: uma discussão no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
Monografia apresentada ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parcial requisito para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora
Prof.ª Dr.ª Maria Dalva Horácio da Costa
NATAL
2011
Divisão de Serviços Técnicos
Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN / Biblioteca Central Zila Mamede
Medeiros, Francisca Ionelle Alves de.
DEPENDENCIA QUÍMICA E VIOLÊNCIA: uma discussão no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho/ Francisca Ionelle Alves de Medeiros. – Natal - RN, 2011. 72 f. Orientadora: Maria Dalva Horácio da Costa. Monografia (Bacharelado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Serviço Social. 1. Sistema Único de Saúde – Monografia. 2. Reforma sanitária – Monografia. 3. Violências em saúde – Monografia. 4. Controle social – Monografia. I. Costa, Maria Dalva Horácio da. II. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. III. Título. RN/UF/BCZM CDU 614 |
FRANCISCA IONELLE ALVES DE MEDEIROS
.
DEPENDENCIA QUÍMICA E VIOLÊNCIA: uma discussão no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho
Monografia examinada e aprovada em sua redação final pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parcial requisito avaliativo para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.
Natal/RN, _____ de _______________de 20_____.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________________
Prof.ª Dr.ª Maria Dalva Horácio da Costa – Orientadora
______________________________________________________________
Prof.ª Larisse de Oliveira Rodrigues – Professor(a) da UFRN
______________________________________________________________
Sandra Maria de Andrade Moura – Assistente Social, Walfredo Gurgel
Dedicatória
Dedico este trabalho de forma bem especial a minha família que são as pessoas que mais me apoiaram durante o período de granduanda.
Ao grupo G6 pela amizade e fidelidade que construímos durante a graduação, bem como pelas vitórias que conquistamos mesmo diante de inúmeros obstáculos.
Aos meus amigos, em especial os da Residência Universitária biomédica (Antonio Luiz, Jailma, e Sali) que foram principais afetados durante o processo de consolidação deste curso, além de serem importantes e fundamentais durante minha formação e construção de muitos sonhos e realizações.
As minhas orientadoras Sandra Moura e Dalva Horácio que foram mais que grandes mestres, nos tornando grandes amigas! Uma amizade capaz de ajudar a superar todas as barreiras da faculdade.
A todos os usuários do HMWG/PSCS, especialmente aos que tivemos contato direto nas ações relacionadas a implementação das notificações sociais, pois de uma forma bem simples me fizeram compreender o valor da vida, o valor da família e o valor de ter oportunidade de viver.
AGRADECIMENTO
A Universidade realmente é um mundo cheio de significados, nos possibilita apreender diferentes formas de informação, seja através dos textos lidos e discutidos em sala de aula, seja através de imagens, ou até mesmo recortes do cotidiano. Este mundo de saberes tem me colocado a frente de inúmeras conquistas e superações. No meu caso, especificamente, por ter que morar longe da minha família durante a realização deste curso de graduação, e por vezes acabar me sentindo sozinha, tenho observado o quanto somos fortes quando parecemos sermos fracos, já dizia Paulo, apóstolo “Quando sou Fraco é que sou forte”. Reafirmei o valor da solidariedade e descobri o da resiliência!
Hoje, posso me considerar uma pessoa transformada, que ingressou no mundo em que é “preciso ter força para poder seguir”, e esta por sua vez não vêm de mim, procede de Deus, que é um ser soberano, que sinto, tem me concedido a graça de está sempre a presença em minha vida. Por isso não tenho dúvidas de que é preciso reconhecer que para superar mais este desafio, devo retribuir com gratidão e carinho, a todos que contribuíram para meu amadurecimento pessoal, intelectual e profissional, cada um a seu modo e dentro de suas possibilidades, em especial:
...