O DIRIETO INTERTEMPORAL
Por: Mykael Nascimento • 19/12/2015 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
Mykael Nascimento Gonçalves
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
Trabalho apresentado à Profª Lessa Silva, pelo(a) aluno(a) Mykael Nascimento Gonçalves cursando o 2º semestre de Direito na UNITINS – campus Dianópolis, na disciplina Sociologia Geral e Jurídica.
WEBER E A AÇÃO SOCIAL
Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, na Alemanha, em 21 de Abril de 1864. Filósofo e sociólogo alemão O sociólogo alemão Max Weber, sempre esteve ligado ás questões políticas e sociais o que levou estudar a sociedade política, econômica e socialmente. Sua analises e estudos geraram obras, das quais destacam-se: Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo e o Sistema Econômico e Sociedade. Weber procurou definir o seu método para entender a sociedade para Weber pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, ou seja, a ação social.
A ação sócia é definida por Weber como ”uma ação que quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso. ” (WEBER: 1991, 3). Em outras palavras, significa dizer que a ação social é ação de um indivíduo, influenciada por outro agente social citando caso análogo Weber diz que, quando se tem uma eleição, os eleitores definem seu voto a partir da ação, avaliações feitas por outros agentes sociais que o cercam, ou seja, os indivíduos não conseguem ter suas próprias ações.
Por conseguinte, Weber dirá que a ação social possui relação significativa, isto é, alguma espécie de relação sentido entre várias ações sociais, a ação social para ele, só é existente quando o indivíduo estabelece ou tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações, com os demais. Ele nos leva a pensar que se existe vários tipos de ação social, sendo que ele nos define quatro tipos delas.
Existe a Ação social Tradicional, que é aquela determinada por algum costume, a Ação social Afetiva que é determinada pela emoção a, Racional com valores que é ação social determinada por uma crença, e Ação social Racional com fins podemos dizer que é aquela ação que se destina a razão usando os métodos eficazes. Cada ação conceituada por Weber, não é estática, mas sim variável, pois depende dos indivíduos e principalmente da sociedade em que vivem. Os agentes sociais são fatores determinantes para a formação da ação social, pois os indivíduos possuem um fator essencial e primordial nas sociedades.
...