O Desenvolvimento Econômico
Por: TallitaF1 • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Tallita Jeniffer Franco Pache |
RA | 6051399392 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Este presente trabalho ilustrará o sistema econômico da Era soviética na Rússia.
A Rússia no ano de 1917 sofreu uma enorme revolução a qual derrubou o tradicional regime Czarista no País.
Com essa revolução se instaram diversas crises, mas também pontos positivos, ilustraremos também a respeito da Perestroika na Era Gorbatchev.
No decorrer deste trabalho a seguir.
Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética
A Rússia no ano de 1917 sofreu uma enorme revolução a qual derrubou o tradicional regime Czarista no País.
Após a referida revolução se iniciou o regime comunista, guiado pelo partido Bolchevique que então tomou a liderança.
Contudo era preciso reorganizar o país, melhorar a situação econômica. Foi então criada a Nova Política Econômica: mais conhecida como NEP, fora criada para estabelecer liberdade de comércio interno, liberdade e melhoria de salários aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiras para a reconstrução do país, algo antes incompatível.
Os camponeses passaram a ter uma cota de seus produtos que era comprada pelo Estado por um preço fixo, a adquiriram a liberdade para poder comercializar o restante do mercado, marco importante e positivo nesta era.
Mas como não são só melhorias, houve um marco negativo nessa era, pois foi uma época árdua, marcada por diversos momentos de crises sociais, onde havia a supremacia do Estado, racionamento de bens de consumo, não havia liberdade ampla e eram perseguidos pela oposição política.
Definição de Perestroika
No ano de 1985 foi introduzida a Perestroika, um ato político da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), esta com objetivo de estabelecer setores da sociedade.
Perestroika estabelece mudanças, fora introduzida na URSS no XXVII Congresso do Partido.
Haviam medidas principais como a redução na quantidade de dinheiro investido no setor de defesa.
Gorbachev percebeu que a URSS precisava iniciar a desocupação do território Afegão, majorar a redução de armamentos, parar a interferência política em outras nações comunistas. Sendo assim, Gorbachev enfrentou inúmeras dificuldades, realizou um expurgo político e incentivou a instalação de um sistema econômico renovado.
Porém tal ato não obteve êxito, pois houve um fracasso na criação de entidades de economia privada, e não realizou as reformas no modo de produção agrícola soviética.
Com tantos fracassos, os opositores destruíram Gorbachev do poder, transmitindo suas atribuições para um comitê de Estado.
Sendo assim, Gorbachev decidiu pela sua renúncia em 1991.
O fim da URSS e a transição para o capitalismo
A era Boris Iéltsin foi marcada por uma corrupção excessiva e generalizada, havendo muita inflação, colapso econômico e gigantescos problemas políticos que acabaram em acarretar crises sociais. Devido a tantos problemas e insatisfação da população Iéltsin acaba por renunciar dando espaço para um novo governante que acaba por se tornar primordial para a melhora do país.
...