O Direito Civil Academico
Por: Carol Stroppa • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
- O que são fatos jurídicos em sentido amplo?
Fatos jurídicos são todos os acontecimentos da vida que podem ser relevantes para o direito, ainda que sejam ilícitos.
- O que são atos ilícitos?
São atos desamparados pela lei. Esses geram obrigações e deveres, mas a vontade não depende dos efeitos causados.
- O que são negócios jurídicos?
Negócios jurídicos são, basicamente, acordos de vontades que permitem a obtenção de múltiplos efeitos. Eles criam, modificam e também extinguem direitos.
- Defina negócio jurídico bilateral e plurilateral
O negócio jurídico bilateral depende da manifestação de duas vontades coincidentes com um único objeto e o plurilateral envolve mais de duas partes, onde a maioria decide.
- O que são negócios neutros?
São negócios onde cláusulas contratuais são firmadas de maneira preventiva. Não possui conteúdo econômico. Ex: inalterabilidade, incomunicabilidade e instituição de bem de família.
- O que são negócios bifrontes?
Negócios bifrontes são aqueles que, segundo a vontade das partes, podem ser gratuitos ou onersosos. Onde, respectivamente, apenas uma das partes aufere vantagem ou ambos auferem vastagens.
- Defina negócios jurídicos solenes
São aqueles formais, ou seja, onde a manifestação de vontade deve ser feita de forma prevista em lei e também necessitam de publicidade.
- O que são negócios jurídicos complexos?
De acordo com o número de atos, são aquels onde há a fusão de vários atos. E também onde as partes visam a obtenção de um ideal comum, como nos casos de compra e venda de imóveis.
- Quais os elementos gerais de existência dos negócios jurídicos?
O negócio jurídico se dá através da manifestação de vontade. Dessa forma, os elementos gerais de existência são: a vontade, a finalidade negocial, as partes e o objeto do negócio.
- Quais as formas de manifestação de vontade?
A manifestação de vontade pode ocorrer de maneira expressa, onde é feita através da palavra falada, escrita, gestos, sinais ou mímicas. De maneira tácita, onde se revela pelo comportamento do agende. E presumida, onde não há declaração, mas a lei dispõe de certos comportamentos.
- Quando o silêncio pode ser interpretado como manifestação de vontade?
De acordo com o art. 111 CC, “quando as circunstância ou os usos autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa.”
- O que se entende pela expressão “Reserva Mental”?
Quando a verdadeira intenção fica oculta. O pensamento é irrelevante no negócio jurídico, mas quando ele é externado e a outra parte fica ciente de alguma confusão mental, o negócio jurídico pode ser anulado.
- Quais os requisitos de validade do negócio jurídico?
O agende do negócio jurídico deve ser capaz, o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável e deve ocorrer de forma adequada (prescrita ou não defesa em lei).
...