O Direito de Viver
Por: Tiffany Correia • 1/6/2018 • Tese • 302 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
O direito de viver
O aborto não é um termo simples de se interpretar, porque ao mesmo tempo é um conceito médico, penal e moral tornando-se um tema delicado, complicado e bastante polêmico.
Ao debater sobre este assunto, entendemos que o aborto pode ser definido pela interrupção involuntária ou provocada de uma gravidez.
Havendo três maneiras de ser realizado, sendo de forma espontânea que é ocorrido naturalmente/acidentalmente, ou induzido que é um procedimento usado para interromper uma gravidez quando é colocado em risco a saúde física, psíquica ou simplesmente por opção da mulher. E por fim o aborto ilegal, que é a interrupção de uma gravidez quando os motivos apresentados não estão enquadrados na legislação vigente (Art. 128 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40).
Defendo a ideia de que a mulher tem sim a liberdade de escolher, porém sua escolha deve ser entre fazer um filho ou não.
Uma vida que não pediu para ser gerada, porque não é vírus ou doença que se pega por acidente e que poderia ter sido evitada de várias formas contraceptivas, tem o direito de viver.
Nos casos de anencefalia onde o bebê não possui o cérebro, em que ele vive em estado vegetativo (pois não se permite o pensamento, visão, audição, coordenação de movimentos, entre outras funções), considero um motivo na qual seria a favor do aborto. No critério de uma ausência de expectativa de vida, posto que um bebê anencéfalo pode morrer após o parto.
Em outras circunstâncias creio que as situações mudam a cada segundo, e ao tomar uma decisão como essa não pode ser usado covardia, pois a morte de uma criança pode ser a ausência de uma possível alegria.
Finalizo expressando que a vida é uma escolha, assim como a morte, e entre elas deveria ser considerado um limite, que seria a vida de alguém.
Bibliografia
https://jus.com.br/duvidas/25442/aborto-opinioes-contra-e-a-favor
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/aborto-de-anencefalos
https://noticias.uol.com.br
https://ebradi.jusbrasil.com.br/noticias
http://arquivo.edemocracia.camara.leg.br
...