O Direito do Trabalho
Por: mlfrancadutra • 1/7/2018 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
O que penso de Direito do Trabalho?
De início a ideia de direito de trabalho remete a relação entre empregadores e empregados e como esta influência no âmbito jurídico, abrangendo os direitos e deveres de cada classe. Essa intervenção jurídica acaba por tentar criar uma relação de equilíbrio entre os diferentes agentes, visto que por um longo tempo da história essa relação se mostrou conturbada, havendo inclusive a consideração de um modelo de trabalho baseado na escravidão. Com isso, passou a se criar uma ideia de exploração do trabalho dos que detinham o poder de contratar empregados.
Surge então a necessidade de uma renovação desse sistema, visto que com o avanço da humanidade já não se admitia mais um sistema de submissão e exploração da classe trabalhadora, surgindo assim uma nova organização profissional.
Porém é nítido que o trabalhador sempre vai estar de certa forma inferior ao seu chefe, visto que se encontra em uma dependência do cargo e subordinação ao serviço e é nesse sentido em que há um destaque do Direito do Trabalho, visto que a ele cabe a responsabilidade de reconhecer a diferença de papeis e atuar segundo determinadas particularidades.Com isso, é evidente a importância de tal ramo de atuação no ordenamento jurídico, principalmente na atualidade, onde se constitui diferentes formas de trabalho e vínculos empregatícios.
Como evidenciado, o direito do trabalho versa sobre uma área fundamental na sociedade e deve ser sempre encarado de acordo com as necessidades de cada grupo de pessoas que o constituem, levando em conta também o seu aspecto geral para que não haja um processo de retrocesso das leis.
Em suma, é sempre necessário discutir e problematizar novas questões, visando o benefício comum entre empregados e empregadores, não esquecendo de certas fragilidades e agindo de acordo com as necessidades que a sociedade necessita.
...