O Durkheim Resumo
Por: 1618107 • 11/4/2023 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
Resumo
Èmile Durkheim
1- Introdução
Foi um sociólogo, psicólogo e filósofo do século XIX, formando junto com Karl Marx e Max Weber a ´´tríade de pensadores clássicos da sociologia``. Apesar de não ser o inventor do termo ´´sociologia`` e seus conceitos, Durkheim foi o criador das regras do método sociológico e também o primeiro a transformar a sociologia em uma ciência autônoma, se tornando também o primeiro professor universitário da disciplina. Ademais, o autor também nos mostra que Durkheim recebeu influências do darwinismo e da filosofia racionalista de Kant.
2- A especificidade do objeto sociológico
Ainda de acordo com o autor e a perspectiva de Durkheim, a sociedade não pode ser considerada apenas uma junção dos indivíduos que a compõem, mas sim a combinação de características e sentimentos muito particulares, que dão origem a algo novo. Sendo assim, os fenômenos sociais tem sua origem no coletivo e não em cada indivíduo, visto que, uma vez associados e em interação constante, se origina uma realidade que representa a consciência da sociedade. São exemplos de fatos sociais maneiras de agir, pensar ou sentir que se distinguem de acordo com a sociedade ou meio estudado, bem como regras, dogmas, roupas, modos de se comunicar e expressar de modo geral. Desse modo, Durkheim comprova também o caráter externo dos fatos sociais, argumentando que eles tem de ser internalizados desde a infância por meio dos processos educativos, como a maneira de se comportar e vestir, além de seguir criteriosamente certos horários, para mais tarde, seguir para o mercado de trabalho. Além disso, quando um indivíduo se porta de maneira incorreta perante os padrões de sua sociedade, sofrerá tentativas de restrição dos outros membros da sociedade, que poderão até utilizar de punições, como o riso, a censura e até mesmo a própria violência.
3-O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM
Neste capítulo o autor nos mostra a opção de método escolhido por Durkheim, considerando que tal método deveria ser estritamente sociológico.
...