O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE RETÓRICA
Por: Krys Amaral • 2/4/2021 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1] Coordenação do Direito
Elaboração: Profa. Ma.: Graciane Cristina M. Celestino
[pic 2]
Estudo dirigido sobre Retórica e Oratória:
o discurso e sua eficácia no meio jurídico
1. A “Retórica é a arte de persuadir pelo discurso, enquanto o discurso é toda produção verbal, escrita ou oral, constituída de uma frase ou uma sequência de frases que tenha começo meio e fim e apresente certa unidade de sentido.” Neste sentido, enquanto o discurso dá tratamento tanto verbal quanto escrito ou oral à sequência de frases, a retórica se difere por sua utilização no ato de persuadir, convencer pelo discurso. Tendo em mente essa afirmação, responda às questões abaixo:
- Quais são os tipos de discursos persuasivos?
Os discursos persuasivos são argumentos capazes de modificar nossos pensamentos e ações, convencer o leitor e/ou a adotar certo comportamento. Geralmente compostos por recursos emocionais ou simbólicos buscam induzir à aceitação de uma ideia, ou uma atitude ou a realizar uma determinada ação. Temos como exemplo de discursos persuasivos o pleito advocatício, o sermão, o cartaz de publicidade, o panfleto, a alocução política, a propaganda, a defesa em um júri, entre tantos outros.
- Conceitue cada um dos meios persuasivos?
Os meios persuasivos são racionais quando se referem ao raciocínio silogístico (entimemas) e quando se fundamenta nos exemplos. É Logos, a argumentação é racionalmente objetiva, há o uso da lógica o que torna o discurso mais claro.
Os meios persuasivos são afetivos quando dizem respeito à afetividade. É Ethos, o caráter que o orador deve assumir para chamar a atenção e angariar a confiança do auditório, é a percepção que o público tem sobre a sua autoridade e a sua boa moral. E é Pathos, ou seja, as tendências, os desejos, as emoções do auditório, das quais o orador poderá tirar partido, refere-se ao apelo ao lado emocional do público-alvo.
- Quais são os aspectos que o discurso persuasivo comporta?
O discurso persuasivo comporta dois aspectos: um que se chama “argumentativo”; e outro, “oratório”. A metáfora, a hipérbole, a antítese, os gestos do orador e seu tom de voz são oratórias por contribuírem para agradar ou comover. A utilização de textos atraentes, verbos no imperativo, argumentação forte, e com muitos recursos persuasivos são argumentativos por buscar convencer e/ou instruir o receptor.
2. As funções da retórica se dividem em quatro, cite cada uma delas e conceitue. Após conceituar, relacione sua utilização com as origens históricas dos precursores da retórica judiciária, realizando uma breve reflexão sobre o tema:
As funções da retórica se dividem em persuasiva, quando há a presença da argumentação e oratória; hermenêutica, definida por “arte de interpretar textos”, quando o orador deve compreender seu interlocutor e fazer-se compreendido; heurística, quando fornece elementos para uma decisão possível, abrange a função de descoberta e pedagógica, quando há a busca de adesão do auditório e envolve uma aprendizagem.
...