O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE RETÓRICA
Por: Léo Sousa • 11/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 634 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Estudo dirigido sobre Retórica e Oratória: o discurso e sua eficácia no meio jurídico
1. A “ Retórica é a arte de persuadir pelo discurso, enquanto o discurso é toda produção verbal, escrita ou oral, constituída de uma frase ou uma sequência de frases que tenha começo meio e fim e apresente certa unidade de sentido. ” Neste sentido, enquanto o discurso dá tratamento tanto verbal quanto escrito ou oral à sequência de frases, a retórica se difere por sua utilização no ato de persuadir, convencer pelo discurso. Tendo em mente essa afirmação, responda às questões abaixo:
- Quais são os tipos de discursos persuasivos?
O discurso persuasivo tem como principal objetivo a indução de certo comportamento do receptor através do discurso argumentativo de convencimento.
Por ser um ato que visa o convencimento, esses tipos de discursos pode ser observados com maior frequência em: textos publicitários (cartaz, anúncio, classificados, panfletos), falas de políticos e oradores, propagandas de mídias audiovisuais, defesa de juri, etc.
- Conceitue cada um dos meios persuasivos
As principais caracterítiscas de textos persuasivos são o ato de convencer e seduzir quem recebe a informação através da utilização de recursos persuasivos, argumentação forte, textos atraentes, verbos no modo imperativo e uso de adjetivos.
Tais caracteríticas são utilizadas a depender do público alvo que se deseja atingir e para isso há meios facilitadores desse processo. São ele:
1. Racionais: baseia-se na ideia da dedução, ou seja, parte da conexão de duas premissas no qual atinge-se uma conclusão lógica.
Logos: é baseada na razão de ser das coisas no qual garante uma conclusão verdadeira se as premissas forem verdadeiras.
2. Afetivos:
- Ethos: tem por principal característica a confiança do orador em relação ao público alvo. Esse profissional irá, através de técnicas de persuasão, buscar atrair para sí toda a atenção necessária com palavras inteligentes que despertem o interesse da plateia.
- Pathos: usa as emoções da própria plateia para se atingir determinado objetivo. O Orador com sua expertise tem condições de identificar onde as emoções estão mais afloradas entre seu público e dessa forma desenvolve um discurso capaz de dialogar com as tendências do auditório.
- Quais são os aspectos que o discurso persuasivo comporta?
Dentre os aspectos que o discurso persuasivo pode comportar estão: o argumentativo e o oratório.
No aspecto argumentativo, podemos dizer que trata-se da formulação convicta de uma ideia que seja capaz de transmitir um ponto de vista baseado na verdade e que influencia os demais a agirem ou pesarem conforme nossos objetivos.
Já no campo do aspecto oratório tende-se a utilização de gestos, figuras de linguagem e até mesmo o tom da voz, etc. Tudo isso em busca de angariar a confiança dos envolvidos e dessa forma convidá-los a seguir uma linha de pensamento que antes poderia ser inimaginável entre os ouvintes.
...