O Empreendedorismo
Por: moncorvo • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância – (CEAD)
Superior de Tecnologia em Logística – 1° semestre
Atividade Prática Supervisionada
“Empreendedorismo”
Pólo de Lauro de Freitas- 7324 Bahia
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: DMI768
Professores:
Tutor Presencial: Gicélio Buery
Tutor a Distância: Lilian Aparecida Crespilho
Prof. MSc. Luiz Manuel Palmeira
Equipe:
Eugênio Bomfim da Hora – RA. 347470
Samuel Conceição de Jesus – RA. 335605
Valdenir Nascimento Silva– RA. 347998
José Jorge Braga de Oliveira – RA. 344707
Rosival Alves de Jesus – RA. 348654
Lauro de Freitas, 02 de Junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada apresenta um pouco do empreendedorismo no Brasil e um plano de negócios para implantação de uma empresa comercial varejista de alimentos, RMDEF PRODUTOS NATURAIS LTDA , SABOR NATURAL . O objetivo foi analisar a viabilidade da instalação observando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do mercado.
A busca de informações sobre o ramo, a localização, os produtos, clientes, concorrentes, fornecedores e contribuíram para a concretização da idéia e criação do Plano de negócios para dar suporte e ser usado como ferramenta para gerir todo o negócio.
O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
O empreendedorismo no Brasil começou a partir da década de 1990, depois da criação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro que busca consultoria para dar a ponta pé inicial no seu negocio. Antes não se falava em empreendedorismo muito menos em criação de pequenas empresas, isso porque o ambiente não era propicio e também o empreendedor não encontrava informações pára auxiliá-lo na jornada de empreendedor, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado, uma conseqüência imediata foi o desemprego principalmente nas grandes cidades levando os ex-funcionários dessas empresas a criarem novos negócios, na maioria das vezes até mesmo sem experiência no ramo e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) que foi criada no intuito de levar as empresas de software do pais no mercado externo.
As oportunidades no Brasil segundo Paulo Okamotto, presidente do SEBRAE Nacional, entidade de apoio às micro e pequenas empresas, é otimista, para ele, o momento é bom para os novos negócios. Isso porque o Brasil está no radar de grandes corporações mundiais, o que pode gerar oportunidades aos empreendedores. “Falávamos que o Brasil era o país do futuro. O futuro já chegou e temos condições para superar as dificuldades”, afirmou Okamotto (Revista Época Negócios 17/11/2009.)
Os dados divulgados em 2008 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas de empreendedorismo mundial, reforçam a tese de Teles. O Brasil é o terceiro país mais empreendedor entre os integrantes do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo, com uma pontuação de 12,02% no índice médio de empreendedores, atrás apenas da Argentina (16,5%) e do México (13,1%). De acordo com o ranking, são 3,82 milhões de indivíduos empreendedores no Brasil, com idade entre 18 e 24 anos.
Dessa parcela de brasileiros, 68% empreendem por oportunidade e 32% por necessidade – para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade.
Segundo especialistas, o grande desafio é manter as empresas de forma competitiva no mercado, principalmente na era digital onde as inovações são constantes. “É preciso pensar na perenidade de seus empreendimentos. E como fazer isso? A melhor maneira é adaptar-se ao cenário econômico,” afirma Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, consultoria de identidade de marca. “Sustentabilidade não pode ser uma bandeira de um grupo só e também não é só ligada ao meio ambiente." (Revista Época Negócios 17/11/2009.)
Contudo, percebemos que o Brasil já está inserido no ramo do empreendedorismo, incentivando oportunidades e idéias principalmente nos jovens que estão cursando a formação acadêmica visando futuros empreendedores.
Qual mercado ela atende?
Após uma pesquisa e identificamos a oportunidade de criar uma empresa comercial varejista de alimentos, com produtos de qualidade, pois a atenção com a saúde é de fundamental importância independente da idade e classe social dos clientes.
Qual o retorno econômico que ela proporciona?
Fizemos um balanço geral incluindo a aplicação de cada sócio, passando por equipamentos, fornecedores, colaboradores, documentação, movimentação de caixa nos primeiros meses, tivemos um retorno econômico em 30% de lucro sendo ele de uma forma crescente e temos como principal parceiro o SEBRAE.
Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio?
Excelente qualidade no atendimento, fácil acesso, capacitação continua dos colaboradores, ótima localização (centro, próximo das principais academias e condomínios da região, alem da ligação entre as avenidas comerciais) e os melhores preços do mercado (compramos diretamente do fabricante).
Qual é a equipe que transformara essa oportunidade em negocio?
Equipe composta pelos cinco sócio-gerentes (profissionais responsáveis pelo marketing e todo o administrativo) e cinco colaboradores (responsáveis pelo operacional).
Ate que ponto o empreendedor esta comprometido com o negocio?
Todos nós estamos comprometidos com nosso plano de negocio e fizemos um planejamento prévio para que tudo continue evoluindo. Temos consciência dos riscos, porem todos nós conhecemos o ramo que estamos atuando.
O ramo será uma empresa comercial varejista de alimentos, nome da empresa RMDEF PRODUTOS NATURAIS LTDA. Nome fantasia SABOR NATURAL e estar instalado na Praça da Matriz, s/n centro Lauro de Freitas/BA CEP: 42700000.
...