TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Inovação

Por:   •  13/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 9

DIAGNÓSTICO

        A empresa diagnosticada neste trabalho trata-se de um escritório de advocacia, no qual será denominado como ABC Advogados (“ABC”).

        O ABC é um escritório full service, no qual atua em todos os ramos do direito, atuando majoritariamente para pessoas jurídicas.

        Os sócios do ABC eram de uma outra sociedade de advogados, tendo ocorrido uma cisão em fevereiro/2022, ocasião na qual o ABC foi constituído. Nesta ocasião, o escritório ainda não atuava como full service, tendo os sócios levado para a nova sociedade diversos clientes e advogados que atuavam na antiga sociedade.

        O ABC optou por elaborar um plano de carreira agressivo, com alta remuneração para seus funcionários, possibilidade de bônus anual e concessão de plano de saúde.

        No mês em que completou 1 (um) ano de constituição, iniciou sua atividade como escritório full service ao assumir uma carteira trabalhista. Nesta ocasião, se fez necessária a contratação de uma advogada trabalhista para atuar nos casos.

        Inicialmente a equipe teria apenas 1 (um) cliente, do ramo de academias de ginástica, atuando em 100 (cem) processos.

        Ocorre que em pouco tempo, outros clientes se interessaram em passar suas ações trabalhistas para o ABC, além do cliente iniciar ter dobrado o número de ações ajuizadas.

        Dessa forma, em agosto de 2023, a equipe trabalhista do escritório ABC conta com 300 processos judiciais e administrativos ativos, além de uma quantidade considerável de consultoria trabalhista por semana.

        Ao longo desses 6 (seis) meses em que a advogada trabalhista iniciou suas atividades assumindo a carteira de clientes, diversos problemas foram identificados.

        A advogada foi contratada para exercer atividades de advogada júnior, sob a promessa de entrada de um estagiário e de um sócio. Ocorre que as atividades exercidas pela advogada são referentes ao cargo de advogada pleno e, até a presente data, o escritório ainda não contratou um estagiário e um sócio para a equipe.

        Assim, a advogada tem se sentido desvalorizada, por estar exercendo uma função e sendo remunerada por uma função inferior, além de estar sobrecarregada pelo escritório não ter contratado um estagiário para auxiliar a advogada em tarefas simples e administrativas.

        Além disso, pela advogada ser jovem, sente a necessidade, com frequência, de alinhar estratégias e alinhamentos com um sócio, o que também não é possível, vez que até o momento o escritório ainda não contratou sócio para a equipe.

        Por estar muito sobrecarregada, trabalhando em média 15 horas por dia, no início do mês de agosto de 2023 a advogada identificou a perda de 3 prazos em processos administrativos, ocasião na qual reportou imediatamente para um sócio de outra equipe do escritório.

        Toda a comunicação com o cliente, que a advogada sempre era encarregada, foi conduzida pelo referido sócio, que retirou a advogada da cadeia de e-mails, gerando insegurança e tendo a deixado sem saber qual teria sido a reação do cliente e quais passos seriam tomados para que perdas de prazo não acontecessem novamente.

        Após algumas semanas nessa situação, foi divulgada uma vaga no LinkedIn do escritório para a contratação de um advogado pleno, o que mais uma vez deixou a advogada insegura por não saber os próximos passos.

        Até a presente data nenhum advogado foi contratado, bem como estagiário e/ou sócio e a advogada segue sobrecarregada.

        Por ter a vaga aberta e pela advogada junior exercer atividade de advogada pleno, ela decidiu entrar em contato com o sócio, para conversar de uma forma franca e verificar a possibilidade de ela ser promovida para a vaga de pleno e contratarem um advogado junior.

        O retorno do sócio foi de que reconhece que a atuação dela é de advogado pleno, mas que o escritório só promove advogados em janeiro e que o cliente solicitou a contratação de um advogado pleno com urgência, razão pela qual não seria possível esperar janeiro para que ela assumisse o cargo.

        Complementou, ainda, dizendo que, por conta da contratação do novo advogado pleno, não seria possível uma promoção em janeiro e que, provavelmente, a equipe não teria bônus.

        Diante da sobrecarga, impossibilidade de promoção neste momento e em janeiro e da confirmação de ausência de pagamento de bônus, a advogada junior está muito insatisfeita, sobrecarregada.

        Ao conversar com outros advogados do escritório, foi identificado problemas semelhantes em outras equipes, no qual advogadas pleno alto foram rebaixadas para o cargo de pleno baixo, enquanto advogados homens foram promovidos.

        Todos os sócios do escritório são homens e demonstram preferência pelos advogados homens com frequência.

dEFINIÇÃO DO PROBLEMA

        O principal problema da equipe trabalhista do escritório, atualmente, é a falta de mão-de-obra, diante da alta demanda, o que ocasionou em uma sobrecarga perante a única advogada do time, bem como a insatisfação perante a informação de que não há possibilidade de promoção e de recebimento do bônus.

        Esses problemas são relevantes, vez que afetam diretamente na disponibilidade na execução das tarefas para o cliente, bem como em sua qualidade. Além disso, a insatisfação traz a possibilidade de a advogada procurar outro trabalho, podendo acontecer de deixar o escritório antes da contratação de outro profissional, o que seria muito prejudicial para o escritório e para o cliente.

        Esses problemas podem gerar (i) a saída do cliente do escritório, (ii) a ausência de advogado especializado em direito do trabalho por um tempo indeterminado, (iii) possibilidade de perda de prazo, audiência e/ou julgamento e (iv) má condução dos processos e orientações equivocadas, que podem gerar prejuízos financeiros para o escritório e para o cliente.

        Os principais impactados são (i) a advogada junior, (ii) o cliente e (iii) o escritório ABC.

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

        A estratégia sugerida para o problema mencionado é estruturar a equipe e ao mesmo tempo dar oportunidade para a advogada já contratada poder crescer. Essas medidas vão satisfazer o cliente, satisfazer a advogada junior, crescer a equipe, reduzir a possibilidade de erros (perdas de prazo, audiências e julgamentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (392 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com