O Estudo Dirigido Sobre Segurança Pública
Por: lalapo • 7/5/2020 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
1) Seção 2.1: Fale sobre a questão da ordem pública e sua relação com o par lei e ordem; a percepção que os brasileiros possuem de justiça e o argumento de que o problema da segurança pública no Brasil é a falta de punição/repressão; o que seria o controle social da ordem pública?
2) Seção 2.2: o que o autor está chamando de conseqüências da racionalidade pós-moderna? Quais seriam os limites do uso da violência para a constituição da ordem pública? O que é uma cidade escassa e quais as suas conseqüências?
3) Seção 2.3: o que significa dizer que a segurança pública deve atuar também na esfera dos sentimentos e percepções da violência? Fale sobre a transferência para o âmbito privado do problema da segurança pública que é fundamentalmente privado. O que significa “secessão dos bens-sucedidos” e quais as suas conseqüências para a segurança pública? Fale sobre as conseqüências de uma juridificação da vida social, ou seja, a ideia de que o “remédio penal” é a solução para todos os conflitos, mesmo os mais simples, sociais.
4) Seção 2.4: por que é tão difícil para a população brasileira ter uma percepção de que a lei é justa? Comente: historicamente, a segurança pública nunca foi pública no Brasil. O que significa dizer “não é o rigor do suplício que previne os crimes com mais segurança, mas a certeza do castigo”? Quais os perigos de um sistema de segurança pública excessivamente complexo? O autor usa o termo insulado várias vezes, o que ele significa?
5) Seção 2.4.1: apesar do aumento muito grande do número de presos, a criminalidade continua aumentando no Brasil, por quê? Quais seriam os maiores efeitos das penas restritivas de liberdade e quais seriam as suas conseqüências?
6) Seção 2.4.2: por que os processos de descentralização não deram resultado nas políticas de segurança pública? Quais são os gargalos neste campo? O que acontece? Comente.
7) Seção 2.4.3: o que seria uma segurança cidadã? E por que a nossa segurança pública não é cidadã?
8) Seção 2.5: qual é a preocupação que uma sociedade democrática deve ter em relação à segurança pública? O que seria uma cidadania regulada? Por que o processo de democratização ocorrido no Brasil teve um impacto tão pequeno na segurança pública? O que o autor chama de “terceira via” na segurança pública? Qual o impacto que a doutrina de segurança nacional dos tempos da ditadura militar ainda possui na segurança pública do Brasil?
...