TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Sobre Segurança Pública

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

1) Seção 2.1: Fale sobre a questão da ordem pública e sua relação com o par lei e ordem; a percepção que os brasileiros possuem de justiça e o argumento de que o problema da segurança pública no Brasil é a falta de punição/repressão; o que seria o controle social da ordem pública?

2) Seção 2.2: o que o autor está chamando de conseqüências da racionalidade pós-moderna? Quais seriam os limites do uso da violência para a constituição da ordem pública? O que é uma cidade escassa e quais as suas conseqüências?

3) Seção 2.3: o que significa dizer que a segurança pública deve atuar também na esfera dos sentimentos e percepções da violência? Fale sobre a transferência para o âmbito privado do problema da segurança pública que é fundamentalmente privado. O que significa “secessão dos bens-sucedidos” e quais as suas conseqüências para a segurança pública? Fale sobre as conseqüências de uma juridificação da vida social, ou seja, a ideia de que o “remédio penal” é a solução para todos os conflitos, mesmo os mais simples, sociais.

4) Seção 2.4: por que é tão difícil para a população brasileira ter uma percepção de que a lei é justa? Comente: historicamente, a segurança pública nunca foi pública no Brasil. O que significa dizer “não é o rigor do suplício que previne os crimes com mais segurança, mas a certeza do castigo”? Quais os perigos de um sistema de segurança pública excessivamente complexo? O autor usa o termo insulado várias vezes, o que ele significa?

5) Seção 2.4.1: apesar do aumento muito grande do número de presos, a criminalidade continua aumentando no Brasil, por quê? Quais seriam os maiores efeitos das penas restritivas de liberdade e quais seriam as suas conseqüências?

6) Seção 2.4.2: por que os processos de descentralização não deram resultado nas políticas de segurança pública? Quais são os gargalos neste campo? O que acontece? Comente.

7) Seção 2.4.3: o que seria uma segurança cidadã? E por que a nossa segurança pública não é cidadã?

8) Seção 2.5: qual é a preocupação que uma sociedade democrática deve ter em relação à segurança pública? O que seria uma cidadania regulada? Por que o processo de democratização ocorrido no Brasil teve um impacto tão pequeno na segurança pública? O que o autor chama de “terceira via” na segurança pública? Qual o impacto que a doutrina de segurança nacional dos tempos da ditadura militar ainda possui na segurança pública do Brasil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com