TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Etnocentrismo

Por:   •  12/6/2016  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 3

Etnocentrismo

O etnocêntrico é aquele que julga sua cultura como sendo melhor que a do outro, logo pode-se entender que etnocentrismo é a visão que determinado grupo tem dos demais, sob o ponto de vista apenas de sua própria cultura sem ponderar os hábitos e costumes daqueles outros. Assim, o fato do homem olhar para o outro através da sua própria cultura, traz como consequência o ato dele considerar o seu ponto de vista como sendo o mais correto, aquele que deve ser respeitado e seguido.

Nossa cultura foi desenvolvida através de diferentes gerações que sempre nos ensinaram a agir de determinada maneira o que nos leva a discriminar aqueles que pensam diferentes de nós. Nota-se a reação de estranheza quando se ouve que um indivíduo que vive na Índia, crê que vacas, animais de onde tiramos nosso alimento, são animais santos não podendo ser mortos para servir de alimento. Para nossa sociedade isso é diferente e acaba-se por inferiozarmos a cultura daquele povo como se a crença deles fosse menos importante que a nossa.

Vários são os exemplos que podemos observar dentro da sociedade atual como por exemplo o preconceito com homossexuais que por muitos são considerados  indivíduos que devem ser banidos, castigados porque não são seres humanos normais. O preconceito com seres de outras religiões, de gosto musical diverso, enfim. Muitas são as não aceitações do ser humano que é considerado diferente e logo não cabe no mesmo convívio social que o “eu”.

Aproximando ainda mais para nosso meio social, observamos ao andar nos transportes públicos alguns indivíduos seguidores de determinadas religiões que adentram destes transportes para “levar a palavra de Deus”e “salvas” os outros indivíduos que ali estão, se autointitulando “seres salvos” e que os outros precisam encontrar a salvação que apenas se apresenta na figura daquele deus apresentado por ele.

Cabe lembrar, que dentro dos transportes públicos frequentam diariamente seres das mais diferentes crenças e que não se sentem confortados ao ouvir as palavras do suposto deus salvador e em muitas situações, se sentem desrespeitados em sua crença devido a imposição daquele que “prega a palavra” dentro do transporte público. Observa-se nesse exemplo, o etnocentrismo cordial pela imposição pacífica de uma crença sem o uso da volência para a conversão de outros indivíduos. No texto, o exemplo do etnocentrismo era o ato de catequizar os índios quando o Brasil foi descoberto.

Também muito comum, mas não menos importante, está o preconceito com aqueles que gostam determinado estilo musical que para muitos na sociedade é considerado música de pobres, de favelados, de pessoas de pouca educação colocando esses indivíduos numa esfera bem inferior a daqueles que se intitulam cheios de cultura.

Não se deve confrontar as diferenças, pois não existe um costume de determinados grupos que seja melhor do que o costume de outros. O que se deve fazer é aceitar que essas diferenças existem e que elas se adequam a cada grupo social de forma a confortá-los, a torná-los grupos únicos. Como o que foi contado no texto, quando pastor achou estranho aquele índio usar seu relógio para um tipo de enfeite na sua tribo e ao retornar para sua casa e observar seu escritório ele viu nada mais, nada menos que arcos e flechas enfeitando suas paredes. Por que era haveria o índio de ser diferente dele? Ambos apenas se encontravam em grupos de costumes diferentes e deveriam se respeitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com