O Julgamento de Nuremberg
Por: bairrosmm • 5/6/2020 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU
Anna Maria de Bairros Marques Machado
JULGAMENTO DE NUREMBERG
AULA 23/03
Profº: Ramon Perez
Disciplina: Ambiente Jurídico
Porto Alegre
2020
O Julgamento de Nuremberg foi a composição do Tribunal Militar Internacional reunindo os quatros poderes: Estados Unidos, França, Rússia e Inglaterra, com a finalidade de julgar 22 alemães pelos crimes e barbaridades cometidas no Terceiro Reich. O tribunal acontece no Palácio de Justiça da cidade de Nuremberg, Alemanha, e durou 315 dias.
As acusações do julgamento foram conduzidas pelo Promotor de Justiça chefe, o senhor Robert Jackson e existiam quatros juízes, uma para cada potência.
Os réus responderam pelos seguintes crimes: Conspiração contra a agressão, Crimes contra a paz, Crimes de guerra e Crimes contra a humanidade.
DEFESA:
Uns dos principais argumentos em que a defesa considerou foi que os réus foram acusados de crimes que ainda não eram considerados crimes quando aconteceram (juízo ex post facto).
A defesa também levanta que os acusados apenas seguiam ordens de superiores, não tendo ‘noção’ do que realmente estava acontecendo. Também transferindo a culpa aqueles que não estavam presentes, deste modo não podendo se defender.
Em seus depoimentos, alguns defendiam a ideia de que não podiam escolher quem vivia ou morria, apenas recebiam ordens por serem de pouco poder.
ACUSAÇÃO:
Ao decorrer do tribunal, o promotor mostrou a todos os presentes as atrocidades memoráveis do holocausto, assim como fotos, vídeos e documentos deixados pelos nazistas. Provas concretas daquilo que foi o holocausto, eles tinham tudo anotado.
O promotor provou existir documentos oficiais com decisões sólidas sobre os judeus, sendo assinadas por Hermann Göring. Provas concretas também vieram à tona no tribunal sobre as organizações criminosas aliadas ao extermínio.
Os alemães esperavam um “teatro” de vingança, não um julgamento, levando em consideração a elevada quantia dos vencedores da guerra, então presentes no tribunal.
CONSIDERAÇÕES:
Analisando o ponto de que haviam quatros juízes, um de cada país, noto que neste fator não houve a imparcialidade dos mesmos, desde que já sabiam o que os acusados teriam cometidos tais crimes. Levo em consideração também a desproporcionalidade entre defesa e acusação.
...