O Modelo Resenha Crítica
Por: Lucas Araújo • 27/12/2021 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS SOCIAIS E APLICADAS – CCJSA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ESTUDO DE DIREITO
LUCAS MATEUS RODRIGUES DE ARAÚJO
Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa do texto “A Metodologia da pesquisa no direito e Thomas Kuhn
Rio Branco
Novembro / 2021
LUCAS MATEUS RODRIGUES DE ARAÚJO
Análise Textual, Análise Temática e Análise Interpretativa do texto “A Metodologia da pesquisa no direito e Thomas Kuhn
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Acre como requisito para obtenção de nota parcial da N1 da disciplina de Metodologia do Estudo de Direito.
Professor: Francisco Raimundo Alves Neto
Rio Branco
Novembro / 2021
GASPAR, D. G.; BARREIROS, Lorena.; SOUZA, Marcos Sampaio. A Metodologia da Pesquisa no Direito e Thomas Kuhn. In: Rodolfo Pamplona Filho e Nelson Cerqueira. (Org.). METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO E A FILOSOFIA. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2011, v.1, p. 111-126.
Sobre os Autores
Danilo Gonçalves Gaspar é Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 05ª Região. Mestre em Direito Privado e Econômico (UFBA). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho (Curso Preparatório para Carreira Jurídica ? JUSPODIVM ? Salvador/BA). Bacharel em Direito (Faculdade Ruy Barbosa ? Salvador/BA). Professor de Direito do Trabalho da Faculdade Baiana de Direito - FBD. Professor de Cursos de Pós Graduação em Direito. Professor de Cursos Preparatórios Para Concursos Públicos e Exame da OAB. Autor de Obras Jurídicas.
Lorena Miranda Santos Barreiros é Doutora e mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Processual Civil pelas Faculdades Jorge Amado e pelo Curso JusPodivm. Procuradora do Estado da Bahia. Professora de Direito Processual Civil da Faculdade Baiana de Direito. Membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual e da ANNEP - Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo.
Marcos Sampaio Possui graduação em Graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1999) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor da Universidade Salvador, procurador do estado - Procuradoria Geral do Estado da Bahia, advogado - M. Sampaio - Advogados, conselheiro da Fundação José Carvalho e conselheiro de administração da Companhia de Ferro Ligas da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, constituição, competência, direito tributário e direitos humanos.
Tema
Um estudo da filosofia científica de Thomas Kuhn e uma reflexão sobre o pensamento kuhniano na busca de compreender a metodologia da pesquisa no direito.
Natureza do texto:
O texto é um capítulo do livro “Metodologia da Pesquisa em Direito e a Filosofia”, dos autores Rodolfo Pamplona Filho e Nelson Cerqueira, publicado pela rede de livrarias Saraiva.
Objetivos do texto
O objetivo geral dos autores no texto é abordar os pensamentos centrais de Thomas Kuhn, em suas obras clássicas como “A estrutura das revoluções cientificas” e outras obras que seguem o mesmo pensamento filosófico a respeito da pesquisa científica e toda sua estruturação. Com isso, são feitas algumas interpretações dos autores na intenção de compreender os conceitos, fundamentos e componentes lógicos a respeito da atividade científica na contemporaneidade, com foco principal no campo da pesquisa jurídica.
...