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O RELATÓRIO PSICOLOGIA

Por:   •  1/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  166 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

GILVANE MARIA DOS SANTOS DOMINGUES

ATIVIDADES LÚDICAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Porto Alegre

2021

GILVANE MARIA DOS SANTOS DOMINGUES

ATIVIDADES LÚDICAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Relatório de Estágio apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso: Relatório de Estágio do Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi.

Orientador(a): Marcus Hubner

Porto Alegre

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

2.1 A HISTÓRIA DA LUDICIDADE E ASPECTOS GERAIS PSICOPEDAGÓGICOS        6

2.2 ALGUNS CONCEITOS DE LUDICIDADE        7

2.2.1 Os jogos na ludicidade        7

2.2.2 As brincadeiras na ludicidade        9

2.2.3 O brincar na ludicidade como aspecto psicopedagógico        11

3 OBSERVAÇÃO        13

3.1 PRIMEIRO DIA – ATIVIDADE DE PORTUGUÊS         13

3.2 SEGUNDO DIA – ATIVIDADE MATEMÁTICA          14

3.3 TERCEIRO DIA – ATIVIDADE DE RECREAÇÃO        14

3.4 QUARTO DIA – ATIVIDADE DE CIÊNCIAS        15

3.5 QUINTO DIA – ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS         16

4 – COLETA E ANÁLISE DOS DADOS OBSERVADOS        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        21

ANEXOS        22

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório trata das questões que abordam a ludicidade, na busca da compreensão mútua de como a mesma é abordada dentro das instituções de educação, visto a necessidade de aplicação da educação por meio dos professores dentro de sala de aula, bem como os aspectos psicológicos envolvidos nessas atividades. O que pode-se dizer é que os educadores, em seu âmbito geral, trazem à tona a ludicidade, demonstrando o saber prático da mesma, porém, demonstram  também, dentro desse quadro, dificuldades no conhecimento sobre os aspectos teóricos acerca da palavra.

Para que seja possível a plena compreensão dos termos utilizados ao decorrer do presente artigo, torna-se importante destacar os significados teóricos que giram em torno dos termos ludicidade, bem como a explanação de conceitos sobre as atividades com relação à brincadeira, brincar, jogos e cultura e, também, as definições de psicopedagogia. Para autores como Brougère (1998) e Duran (2005), a ludicidade refere-se à jogo, ao brinquedo, à vivência, à excitação do aluno perante alguma situação que envolva os aspectos lúdicos e educação.

Fazendo assim, então, uma ligação direta, e apontada também por vários autores como uma ligação perfeita, com a aprendizagem. Para Silva (2020), a neuropsicologia é uma junção da psicologia com os aspectos da neurologia, ou seja, ressalta-se como um estudo psicológico do cérebro, envolvendo as questões de inteligência, atitudes, personalidade e demais aspectos.

Pode-se dizer que o ser lúdico, por mais que seja visto como apenas um professor, pode não ser somente este. Torna-se importante salientar que a ludicidade é utilizada como uma ferramenta para a aprendizagem, onde o educador atua para com o educando, apresentando tarefas e atividades diárias que referem-se à situação proposta.

Afirma-se, com base em Brougère (1998), que as tarefas lúdicas acabam indo além de uma cultura já empregada em nossa sociedade, onde o lúdico faz parte do infantil. Para todos os fins, a cultura lúdica adulta existe e é utilizada em vários ambientes educacionais. O que acaba diferenciando uma forma da outra, ou seja, a cultura lúdica infantil da adulta, é o conjunto de significados que acabam por determinar os seus objetivos, levando-se em consideração o conjunto de necessidades de um determinado grupo.

Para isso, o presente relatório estuda em sua essência, observando as funções do educador enquanto profissional da área da educação, analisa a concepção de autores no que refere-se à relação dos educadores com a ludicidade, buscando assim compreender quais as ferramentas utilizadas para que seja possível o desenvolvimento das práticas escolares, relacionando-se diretamente com as atividades dirigidas.

E, para responder a problemática central do presente estudo, elencam-se os seguintes objetivos gerais: a) entender o significado da palavra ludicidade; b) observar o que os educadores ententem por ludicidade; e, c) identificar as ferramentas utilizadas para que seja possível a aplicação da ludicidade nas instituições de ensino infantis utilizando-se da psicopedagogia.

Como o brincar é uma forma de aprendizado e desenvolvimento do aluno, profissionais que atuam na área da educação consideram de suma importância a exploração de atividades que envolvam jogos e brincadeiras, com a finalidade de desenvolvimento do aluno. Com isso, pretende-se, de forma geral, a abordagem teórica sobre o aprofundamento na relação da ludicidade e as práticas escolares na educação infantil.

Tem-se como intuito a observação de autores que discorram sobre os assuntos relacionados, observando assim a linha de pensamento dos mesmos, relacionando-a com a concepção da ludicidade, levando em consideração as observâncias acerca do que se é entendido na teoria e prática.

Para isso apresentam-se quatro capítulos, sendo o primeiro relacionado diretamente com os aspectos introdutórios, onde é apresentada uma breve introdução acerca do assunto tratado no presente relatório, bem como a questão problema, justificativa, e, também, os objetivos do estudo.

No segundo capítulo, demonstra-se o referencial teórico, onde é possível a leitura e fundamentação acerca da história da ludicidade, apresentando suas principais definições e demais conceitos que rodeiam o tema; também apresentam-se conceitos de ludicidade com base em leituras, bem como suas respectivas ferramentas e aspectos principais da psicopedagogia.

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