O RELATÓRIO ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
Por: ACHK • 14/4/2022 • Trabalho acadêmico • 2.203 Palavras (9 Páginas) • 115 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
RELATÓRIO ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa de telecomunicações VBN
[Janeiro/2022]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por:
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 1121-1_8
Tópicos desenvolvidos
- Estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas para os stakeholders e a sociedade;
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
O presente Relatório de ética, responsabilidade social e governança foi elaborado para a empresa de telecomunicações VBN a fim de que possa rever alguns de aspectos interno e de seu relacionamento com seus clientes e com a opinião publica em geral.
O objetivo do presente relatório é verificar quais condutas podem atualmente potencialmente existir na empresa e traçar qual é a conduta ideal a ser seguida pela empresa VBN a fim de que possa ser considerada uma empresa ética, que possui responsabilidade social e governança.
Desenvolvimento
Inicialmente é preciso entender melhor alguns dos conceitos por trás desse relatório, afinal, falar simplesmente que uma empresa deve ser “ética” é algo muito abstrato que não possui um efeito pratico e efetivo. Afinal, porque uma empresa precisa ser ética? E, o que seria “ser ética”?
No dia-dia uma empresa, por meio de seus gestores, precisa justificar suas ações perantes seus funcionários, clientes, parceiros de negócios e diante da sociedade pois está inserida dentro de um contexto e não isolada do mundo. É a ética que vai ajudar a pautar essa relação de maneira saudável, de maneira benéfica a todos.
Ética pode ser entendida como uma reflexão sobre regras e valores morais. Não há necessáriamente uma aderencia a regras religiosas ou regras politicas, embora tais regras possam fazer parte da ética, pois a ideia geral é que ética busque a universalidade.
Assim, enquanto a lei prevê as regras que devem obrigatoriamente ser seguidas qualificando aquilo que deve ou não deve ser feito punindo aqueles que não seguem as regras, a ética seria aquilo que se espera que seja feito pelos individuos ainda que não existam regras.
Dessa maneira, o presente relatório apresenta os principais pontos que devem ser observados pela empresa de telecomunicações VBN:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
Antes de buscar entender quais são as ações ou estratégias mais comumente utilizadas pelas empresas para assegurar sua integridade é preciso em primeiro lugar compreender o que seria a integridade no conceito empresarial.
Integridade organizacional é o alinhamento entre as ações de uma empresa e os valores que ela defende sendo um dos alicerces da cultura organizacional que nada mais é a cultura própria de uma empresa.
É a cultura organizacional que pauta todas as ações da empresa, ou seja, ela reflete um completo conjunto de valores, crenças e ações que definem a maneira por meio da qual a empresa deverá conduzir seu negócio através dos anos.
Da mesma forma que uma cultura de uma civilização x é moldada pela historia, costumes, valores de um determinado local, ou seja, de suposições básicas compartilhadas (SCHEIN 2009 p. 79), a cultura organizacional reflete as praticas, os hábitos os crenças os princípios entre outros elementos de comportamento de determinada empresa.
A cultura da integridade empresarial abrange três princípios essenciais: abrangência, governança e confiança.
- abrangência: adotam-se ações que combatem divulgação de informações privilegiadas, conconrrência desleal, violação das leis trabalhistas, ambientais e dos direitos humanos. E que privilegie parceiros que também respeitem e atuem por meio de princípios éticos e morais.
- governança: programa que define através de regras de que maneiras as decisões são tomadas e quais são as responsabilidades éticas de cada parte. É necessário ser flexível para propor melhorias ao longo do projeto.
- confiança: adoção de comportamentos efetivos e consistentes que demonstrem para fornecedores, parceiros, funcionarions, stakeholders, clientes e todos os demais confiança, verdade, transparência e aderência aos valores éticos da empresa.
A fim de assegurar sua integridade organizacional, as organizações vem implementando politicas de Compliance que tem um função de prevenção da materialização riscos nos negócios através do mapeamento dos riscos e compreender de que maneira eles podem ser eliminiados ou reduzidos.
É o Compliance que irá verificar o como a Alta Administração está comprometida e se ela está dando o tom adequado ao negócio, bem como é quem ajudará a estabelecer o código de ética e conduta, politicas e procedimentos internos, ou seja, diretrizes específcias de como a organização deverá conduzir seus negócios e ainda que ações não poderão ser executadas.
Uma outra importante função do Compliance que é essencial para que seja assegurada a integralidade da empresa é a comunicação da cultura organizacional da empresa por meio de treinamentos contínuos.
...