O RESUMO 10 LIÇÕES
Por: brunosilvadrivee • 23/5/2022 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Centro de Humanidades – Campus III – Guarabira PB
Departamento de Direito – Curso de Direito
Componente Curricular: Ciência Política
Prof. Dr. Vinícius Soares de Campos Barros
Turma: 2022.1, matutino
Aluno: Bruno Santos da Silva
Matrícula: 221420398
Tipo 01: Síntese das nove lições do livro “10 Lições Sobre Maquiavel”
Escritor: Prof. Dr. Vinícius Soares Campos de Barros
Introdução
Em sua obra “10 Lições Sobre Maquiavel” o Prof. Dr. Vinícius Soares de Campos Barros, apresenta o que podemos definir como uma canoa dentro do mar, o qual poderíamos apelidar de “Nicolau Maquiavel”, importante intelectual renascentista. Neste, consta de forma introdutória, como cita o autor, as dez lições, as ideias principais que compõem o plexo teórico maquiaveliano. Logo, este resumo tem por prospecção sintetizar tal publicação, o que é uma atitude ousada, visto a complexidade e plenitude com a qual a mesma foi construída, o mesmo está organizado em um total de nove tópicos (respeitando a orientação recebida), desconsiderando a sua introdução e conclusão, os tais que abordam e tratam da visão reflexiva a respeito do teórico político Maquiavel.
Segunda Lição: “A verdade efetiva – 10 Lições Sobre Maquiavel”
Na sua segunda lição, a chamada “A verdade efetiva”, o autor quebra com um senso comum que se torna perene no meio pedagógico e porque não dizer acadêmico. O mesmo esclarece que Maquiavel não é um filósofo, pelo contrário, “...mas um pensador que, aferrado ao mundo prático, funda os alicerces de uma nova ciência política.”, Maquiavel é apresentado ao leitor como um observador frio da vida política italiana, homem desprendido da visão metafísica e construtor de um pensamento fincado a política real. A “Nova política”, como é apresentada, se dá pela visão aberta, desprendida de discursos longos, e sendo um caminho o qual nunca antes foi percorrido, trata-se de um ato empírico relacionado aos fenômenos políticos, construção que se dá aos fatos antigos e modernos, ambos tratados como objeto de reflexão. Portanto, levando em consideração o montante refletido, Maquiavel conclui que o homem tem reações e comportamentos imutáveis, assim, permitindo uma avalição do passado, a reflexão em relação ao agir político, bem como a previsão do futuro utilizando-se do regresso analítico e das intervenções utilizadas na época, enxergando a política como tal e como ela de fato é, não prendendo-se a imaginação sobre ela, mas a procura da verdade efetiva, resulto da visão honesta.
Terceira Lição: “Pessimismo antropológico” – 10 Lições sobre Maquiavel”
O autor da obra a respeito das lições dadas pelo florentino pensador, enfatiza em sua terceira lição a carga pessimista que Maquiavel tem em relação ao anthropos, ao homem e a sua natureza, visto a maldade dele e a busca para satisfazer suas ambições, além do mais, o mesmo enfatiza a incapacidade que o homem tem de ocultar a sua real natureza levando em consideração que o tempo, é o agente revelador da verdade, Maquiavel conclui suas teorias através do método empírico, desconectando-se do viés metafisico.
...