TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Boaventura

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Os cinco capítulos caracterizam um conteúdo crítico consistente, que argumenta as diversas situações Boaventura de Sousa Santos, é sociólogo português e se propõe a refletir sobre os desafios do mundo contemporâneo em seu livro recentemente lançado A cruel pedagogia do vírus. Existe uma dimensão pedagógica nos momentos de crise e o autor elustrou o livro em 5 tópicos:

- Vírus: tudo o que é sólido desmancha no ar

- A trágica transparência do vírus

- A sul da quarentena

- A intensa pedagogia do vírus: as primeiras lições

- O futuro pode começar hoje

Sobre tudo, reflexões no campo econômico social, político e científico.

O autor, no próprio titulo demonstra a cruel pedagogia do corona vírus que tem descortinado e de certa forma ensinado, a maneira dura com lições, para nos tornarmos seres menos danosos à vida na Terra, ou teremos um futuro desastroso com escolhas desastrosas.

Portanto, há necessidade de buscar novos caminhos, conhecimentos, científicos, econômicos sociais, frente ao surgimento da problemática da Covid 19 no mundo. Nesse sentido o autor faz uma ampla análise sociológico no sentido de desvendar aspectos que não são visíveis nessa pandemia na sociedade, mas que pairam causando estragos irreversíveis a humanidade.

Por outro lado do ponto de vista social, mostra o reflexo de todo um processo histórico, cultural e político, relacionado ao modo de vida da humanidade sob com os efeitos do capitalismo, bem como do neoliberalismo enquanto instalado como modelo econômico.

Assim, os reflexos relacionados sobre o tema da presente obra, em relação as estatísticas e demandas judiciais evidenciam as consequências e a fragilidade da vida social econômica da população mundial, principalmente a classe marginalizada.

Nesse contexto destaca-se a família, com a pandemia intensificou os problemas sociais frente a demanda de desemprego, isolamento social, mantendo confinamento de pessoas com menos tolerância, e consequentemente a violência doméstica e o desequilíbrio familiar.

A problemática da Covid 19, trazida pelo autor, pode ser destacada com dados judiciais relacionados ao aumento de medidas protetivas, violência doméstica devido aos desmandos sociais e marginalizados.

A leitura de Boaventura de Sousa Santos situa a pandemia num contexto de uma crise previamente existente, tendo em vista o cenário de permanente crise imposto pelas medidas neoliberais desta fase do capitalismo.

Nas palavras do sociólogo português, “a crise financeira permanente é utilizada para explicar os cortes nas políticas sociais (saúde, educação, previdência social) ou degradação dos salários”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com