O Socrates e os Sofistas
Por: crisdiniz1 • 22/5/2021 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Sócrates e os Sofistas
1ª) Descreva quais seriam as semelhanças e diferenças fundamentais entre Sócrates e os
Sofistas.
Tanto para Socrates, quanto para os Sofistas a união do saber, a consciência intelectual, prática e moral eram virtudes a serem alcançadas, o homem passa a ser o centro da sociedade
· Diferença: Os sofistas tinham uma visão negocial a cerca do conhecimento, vendiam conhecimento para o sucesso de negócios publicos e privados.
O diálogo crítico de Sócrates se divide em duas fases: a ironia e a maiêutica. A ironia para o filósofo era o mesmo que interrogação. Com a habilidade de raciocínio desenvolvida por ele, buscava-se evidenciar as contradições e com isso novos problemas surgiam. Já a maiêutica seria a arte de trazer a luz, ou seja, foi destinada a concepção de ideias.
2ª) Explique as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores.
Ironia: buscava por meio da dúvida limpar o pensamento acerca do conhecimento pré existente, visando uma melho conceituação.
· Maiêutica: Socrates propunha aos seus discípulos a busca por seus novos conhecimentos e ideias.
3ª) Explique qual é a diferença, na teoria das ideias de Platão, entre o mundo das sombras e o
mundo das ideias.
O Mundo das Sombras, era aquele que só podia ser visto pelo senso comum uma ideia que não é a própria é que todos estão coladas nela como se fosse verdade. O Mundo da Idéias é aquele mundo da verdade e do conhecimento das pessoas.
4ª) Explique em que consiste a Virtude para Aristóteles.
Virtude para Aristóteles é o equilíbrio entre os extremos (vícios), o caminho do meio, o meio termo, a mediana aristotélica. Consiste ao não radicalismo. O ser humano procura convicções em seus semelhantes, procurando se agrupar aos indivíduos que tem a mesma linha de pensamento, assim criando dogmas viciados. O indivíduo virtuoso não deixa ser levado aos extremos, procura um pensamento mediano, onde consegue unir os pontos positivos de duas ou mais vertentes.
5ª) Estabeleça uma relação entre a definição de liberdade e poder em Hannah Arendt e o
conceito de agir comunicativo apresentado por Habermas.
- Para Hannah Arendt, o verdadeiro Poder seria aquele que não faz uso da violência, mas é fruto de ações e decisões em conjunto, democraticamente, em um espaço público, para um futuro de determinada sociedade. Tais ações e decisões, podem ser caracterizadas como a verdadeira liberdade. A relação com o agir comunicativo de Habermas poderia ser em relação ao consenso, o qual promove a solução de problemas comuns de uma sociedade por meio do diálogo em grupo, assim como as ideias de ações e decisões conjuntas de Hannah Arendt.
A manutenção e garantia da liberdade e do poder do indivíduo,tanto no pensar, quanto no agir, davam se pela importância do diálogo e da argumentação, desse modo esses reflexos também impactariam na solução de possíveis conflitos.
...