O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR: ONG’S – Organizações
Por: Soraia Trevizam • 16/9/2018 • Monografia • 11.928 Palavras (48 Páginas) • 655 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ELIZABETH HENRIQUES ZEBRAL
LIDIANE RENATA MARTINS
MARLENE MARIINA DA CUNHA
MEIRE HELEN NICOLAU DA SILVA
THALITA FRANCINE R. MARTINS
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR: ONG’S – Organizações Não Governamentais
PIRANGA
2016
ELIZABETH HENRIQUES ZEBRAL
LIDIANE RENATA MARTINS
MARLENE MARIINA DA CUNHA
MEIRE HELEN NICOLAU DA SILVA
THALITA FRANCINE R. MARTINS
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR: ONG’S – Organizações Não Governamentais
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Assistente Social apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP
_______________________
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista – UNIP
_________________/__/___
Prof. Nome do Professor
Universidade Paulista UNIP
RESUMO
Palavras-Chave:
ABSTRACT
Keyworld:
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, as ONGs, vem ocupando um lugar de extrema importância em relação à questão social, e ao bem-estar da população. As transformações que ocorreram na sociedade entre as décadas de 1970 e 1980, chamada de reestruturação produtiva, foram a causa da criação de ONG’s.
O Terceiro Setor surgiu como uma resposta e uma necessidade de se resolver os problemas sociais, voltados para o trebalho voluntário, à filantropia e a responsabilidade social. As organizações não-governamentais (ONGs), sem fins lucrativos buscam suprir uma lacuna existente em nossa sociedade, que deveria ser obrigação do Estado.
O serviço social, através do papel de assistente social, que atua diretamente na vida do sujeito e da comunidade a qual o mesmo se encontra inserido, e que permite intervir nos processos de mudanças sociais, e vivência de maneira atuante nas alterações significativas que ocorrem em nossa sociedade, cada vez ganha mais espaço atuando nas organizações do terceiro setor.
O Terceiro Setor é de extrema importância para a sociedade. É um setor composto por associações e fundações não-governamentais, com fins públicos e não lucrativos, que tem como foco gerar bens e serviços públicos à sociedade, através de seus projetos e ações, que beneficiam milhares de pessoas, que não são atendidas de maneira satisfatória pelo Estado.
O profissional Assistente Social, tem como principal foco do seu trabalho, as questões sociais, e, possui um papel fundamental em relação as necessidades individuais e coletivas da comunidade. É de grande lmportância a compreendermos o papel do Assistente Social, no terceiro setor, o desenvolvimento de suas ações e dos seus projetos.
Diante do exposto, surge a justificativa de se aprofundar no tema escolhido para a realização deste trabalho.
A problematização do trabalho é: As Ong’s permitem que o assistente social desenvolva seu trabalho, de acordo com os princípios e valores do projeto ético-político profissional do serviço social?
O Assistente Social através de seus conhecimentos executa seu trabalho dentro das organizações do terceiro setor de maneira plena e consegue fazer uma leitura crítica do espaço ONG e é ciente da importancia do desenvolvimento do seu trabalho para uma sociedade mais justa?
Os objetivos deste trabalho são analisar o trabalho do assistente social no terceiro setor; refletir sobre as relações existentes entre o Serviço Social e o Terceiro Setor; analisar quais os desafios do trabalho do assistente social no terceiro setor e citar as maiores dificuldades que os assistentes sociais encontram no terceiro setor.
Para realização deste trabalho serão realizadas pesquisas bibliograficas em livros, sites e artigos cientificos, objetivando maior embasamaneto teórico ao tema aborado, e uma pesquisa qualitativa, possibilitando um maior aprofundamento das vivências dos sujeitos, e a realidade da prática do Serviço Social no Terceiro Setor.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. REVISÃO DE LITERATURA
2.1.1Terceiro Setor
Terceiro Setor de acordo com Fernandes (1997, p.24),
trata-se de uma expressão traduzida do inglês "Third Sector", e faz parte do vocabulário sociológico corrente nos Estados Unidos, juntamente com duas outras expressões. A primeira, "Nonprofit Organizations", ou "Organizações Sem Fins Lucrativos", que se referem às instituições cujos benefícios financeiros não podem ser distribuídos entre seus diretores e associados e a segunda, "Voluntary Organizations - , ou "organizações voluntárias"„ que são aquelas provenientes de um puro ato de vontade de seus fundadores e que estariam complementando as primeiras.
As ONGs caracterizam-se por serem organizações sem fins lucrativos, autônomas, isto é, sem vínculo com o governo, voltadas para o atendimento das necessidades de organizações de base popular, complementando a ação do Estado. Têm suas ações financiadas por agências de cooperação internacional, em função de projetos a serem desenvolvidos, e contam com trabalho voluntário. Atuam através da promoção social, visando a contribuir para um processo de desenvolvimento que supõe transfonnações estruturais da sociedade. Sua sobrevivência independe de mecanismos de mercado ou da existência de lucro. (TENORIO, 1999, p.11)
Para Mendes (1999, p. 12) o termo Organizações Não Governamentais é utilizado para caracterizar entidades com características próprias reconhecidas pelos próprios agentes, pelo senso comum ou pela opinião pública. Como entidades sem fins lucrativos, as ONG’s, para efeito de lei, podem ser instituídas como associações e/ou fundações (Art. 16 do Código Civil). De acordo com o autor, utiliza-se a característica de associação por não levar em conta a posse de patrimônio próprio. Atualmente, conforme o autor, 95% das Organizações Não Governamentais são registradas como Associações Civis Sem Fins Lucrativos. Estas instituições trabalham com a defesa de direitos, capacitação de pessoal, assessoria para mobilização popular, articulação política, disseminação de informações, dentre outros.
...