O Termo "Controle Social" um Termo Polêmico?
Por: Valério Gomes • 11/5/2016 • Monografia • 293 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO NOTURNO
TURMA I
DISCIPLINA DE CRIMINOLOGIA
Acadêmico: Valério Gomes da Silva
1. Por que o autor considera o termo "controle social" um termo polêmico? Responda ressaltando a importância do termo para a criminologia e para as ciências sociais, na visão do autor.
R.: alguns conceitos ou noções em Ciências Sociais são difíceis de achar significado, pois gozam de grande mudança ao longo do tempo, sendo também uma via de mão dupla: o pensamento social é influenciado pelos agentes sociais e esse pensamento influencia os mesmos agentes. Essa noção de “controle social” é comumente usada “em debates públicos acerca de temas como da violência, do funcionamento da justiça criminal, das políticas de segurança, etc.” (Alvarez, 2004:168). A pena é aplicada quando alguém da sociedade desobedece a uma ordem pré-estabelecida, ela busca “garantir a integração social” (Alvarez, 2004:169). Após a Segunda Guerra Mundial vê-se a coesão social mais como dominação do Estado e da classe dominante do que como resultado da solidariedade e da integração social.
2. Como Michel Foucault considerava o controle social? Qual a diferença da compreensão de Foucault sobre o conceito em relação aos outros autores? Explique com detalhes.
Foucault busca uma “perspectiva mais complexa, que visa justamente pensar as práticas de poder... como produtoras de comportamentos,... saber... e subjetividade” (Alvarez, 2004:171). Para ele, as práticas de punição eram tecnologias do poder e as prisões as instituições que mais bem representam a tecnologia da disciplina, disciplina essa do corpo e da alma do interno, espalhando-se pelas mais diversas instituições comunitárias.
Para Foucault o poder não é adquirido ou possuído, mas exercido. Nem apenas na relação entre dominador e dominado, não sendo assim subjetivas. Finalmente, onde há poder sempre haverá resistência a esse mesmo poder.
...