O desenvolvimento da atividade empresarial frente à gestão ambiental
Por: 22864 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.863 Palavras (20 Páginas) • 330 Visualizações
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO[pic 1]
CURSO DE DIREITO
O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL FRENTE À GESTÃO AMBIENTAL
MAURO ONOFRE
CAMPO MOURÃO/PR
2015
MAURO ONOFRE[pic 2]
O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL FRENTE À GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho Integrador apresentado à Faculdade Integrado de Campo Mourão, como exigência para a obtenção de requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Integrador.
Orientadores: Alexandre Queiroz Linhares e Luciana Fante
CAMPO MOURÃO/PR
2015
RESUMO[pic 3]
Com o aumento da produção industrial e atividades econômicas em geral, surge a escassez de recursos naturais e problemas ambientais de grande monta, e devido a isso, as discussões a respeito das questões ambientais, as pressões políticas e os movimentos de proteção ambiental estão continuamente desencadeando mudanças na conduta de gestão ambiental das atividades empresariais. Pretende-se discutir, por meio de revisão bibliográfica de áreas afins, as contribuições da legislação ambiental e dos Sistemas de Gestão Ambiental para as mudanças que têm ocorrido na inter-relação empresa-meio ambiente, procurando evidenciar a importância do cumprimento da legislação como um fator primário na efetivação do processo de gestão ambiental.
Palavras-Chave: Atividade Empresarial. Meio Ambiente. Gestão Ambiental. Sustentabilidade. Legislação.
SUMÁRIO[pic 4]
1. INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.2 JUSTIFICATIVA
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CONCEITO DE ATIVIDADE EMPRESARIAL
2.2 BREVE HISTÓRICO EVOLUTIVO DO AMBIENTALISMO EMPRESARIAL NO BRASIL
2.3 A INTER-RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE EMPRESARIAL E A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE
2.4 LEGISLAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL
2.5 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
3. METODOLOGIA
3.1 NATUREZA DA PESQUISA
CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
A problemática ambiental é um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade em que vivemos, onde os impactos causados pela ação do homem no meio natural e na sociedade tornaram-se efetivamente frequentes.
As primeiras atividades industriais causavam problemas ambientais, todavia eram de pequena dimensão, e em virtude disso, as exigências ambientais eram poucas, mas com o passar dos anos, com o aumento da produção industrial e atividades econômicas em geral, começou a haver escassez dos recursos naturais e isso ocasionou problemas ambientais relevantes.
Até meados dos anos 60 e 70, as atividades empresariais não buscavam repor o dano causado ao meio ambiente de nenhuma maneira, pois, sob a ótica capitalista, o interesse era apenas na maximização dos lucros e minimização dos custos.
Durante a década de 70, essa forma de pensar e agir das empresas passou a ser questionado e criticado, devido a constatações de que os recursos naturais seriam finitos e esgotáveis, e sua escassez poderia prejudicar a sociedade como um todo.
Passou-se então, a se pensar em equilíbrio, entre desenvolvimento econômico e meio ambiente. Houve, portanto, uma sistematização do arranjo jurídico relacionado à temática ambiental, onde o direito ambiental enriquece-se com leis bem estruturadas e o desenvolvimento sustentável veio ao conhecimento de todos.
Nesse contexto, o Direito Ambiental tem atuado na gestão ambiental empresarial oferecendo orientação e auxílio jurídico, para o cumprimento das normas contidas na legislação ambiental, onde as organizações podem promover a almejada sustentabilidade socioambiental e econômica.
A presente pesquisa tem o intuito de discutir, por meio de revisão bibliográfica de áreas afins, as contribuições da legislação ambiental e dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), para as mudanças que têm ocorrido na inter-relação empresa-meio ambiente, procurando evidenciar a importância do cumprimento da legislação como um fator primário na efetivação do processo de gestão ambiental.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Realizar estudo bibliográfico, evidenciando a importância da legislação ambiental e dos (SGA) para a evolução e aplicação das mesmas na atividade empresarial.
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Verificar o conceito de atividade empresarial;
b) Revisar e correlacionar por meio de pesquisa bibliográfica o histórico do ambientalismo no Brasil, frente o desenvolvimento econômico;
d) Levantar e discorrer a respeito da legislação pública e dos (SGA).
1.2 JUSTIFICATIVA
Devido às atividades econômicas de exploração e o mau uso dos recursos naturais, que são finitos, se torna necessária a atividade de preservação e recuperação do que ainda resta do patrimônio vegetal e animal, dos recursos hídricos e minerais de nosso país, para que se possa assegurar tal direito expresso na Carta Magna.
...