O elemento social do suicídio
Por: Yasmin Alves • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
O ELEMENTO SOCIAL DO SUICÍDIO – RESUMO
A obra “O suicídio” de Durkheim escrita em 1897 diz respeito a um assunto considerado psicológico na condição de fenômeno social, a intuito de provar que o suicídio é um fato social, por meio de coerção exterior e independente do indivíduo, inserida na sociedade.
Para examinar o suicídio, Durkheim discorreu diversos conceitos desde meios sociais, religiosos e políticos, o autor buscou relacionar as taxas de suicídios e as questões religiosas.
O autor aborda brevemente nesse capítulo, a inserção da soecidade no aumenta da taxa social de suicídio como causadora do mesmo, até então, Durkheim agumenta para explicar seu ponto de vista: “de todos os fatos por nós estudados resulta que a taxa social dos suicídios só se explica sociologicamente”. Ao prosseguir nesta afirmação, diz: “É a constituição moral da sociedade que determina a cada instante o contingente das mortes voluntárias. Existe, pois, para cada povo, uma força coletiva, de determinada energia, que impele os homens a se matarem”. Reafirma também, em relação às condições individuais, que: “Os movimentos que o paciente realiza, e que, à primeira vista, parecem só exprimir o seu temperamento pessoal, são, em realidade, a conseqüência e o prolongamento de um estado social que manifestam exteriormente”. A constância da taxa social seria suficiente para demonstrar a exatidão da afirmação e mais uma vez volta a afirmar que “a causa geradora do fenômeno escapa forçosamente a quem só observa casos isolados, pois é exterior aos indivíduos. Para descobri-la é preciso colocar-se acima dos suicídios isolados e enxergar o que lhes dá unidade”.
Desse modo, Durkheim coloca em pauta uma perscpectiva diferente em relação ao suicídio, que até então, era tratado como individualista, passa a ser visto como um fato social, no qual a própria sociedade pode ser a causadora.
...