O príncipe (Nicolau Maquiavel)
Por: gabyh0903 • 10/9/2015 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Resumo: O príncipe (Nicolau Maquiavel) https://www.youtube.com/watch?v=LUDOnaqziLo
Conhecido como pai da filosofia polítizca moderna Nicolau Maquiavel foi um dos mais importantes estudiosos políticos que já existiu, a grande importância de seus estudos está na forma que ele encontrou para separar a política e a religião (ou ética), algo que já havia sido ensaiado tempos antes de seus pensamentos.
Além disso, Maquiavel é também muito lembrado, por seu livro que é lido e estudado por muitos até hoje: “O Príncipe” desenvolvido por ele para aconselhar governadores, a exercerem suas funções de modo absoluto, mesmo havendo a necessidade da imposição de forças militares.
Ele defendia que para manter o poder tudo era válido e que, de maneira geral, era necessário que o príncipe aprendesse a ser mau, pois “quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá a ruína, entre tantos maus”.
Um príncipe para defender a honra de seu estado é muitas vezes forçado a agir desrespeitando a boa fé, a bondade, os códigos de ética, ente outros. E o deve fazer, desde que isso o leve ao intuito principal de defender seu poder.
Observa-se então outro ideal atribuído a Nicolau Maquiavel: “Os fins justificam os meios”. Apesar de não ter sido ele o autor desta frase, encontramos a seguinte citação em “O Príncipe”: “Procure, pois, um príncipe, vencer e manter o Estado: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados”.
Diante do famoso questionamento, se é melhor ser amado que temido ou o contrário, Maquiavel responde e defende: [...] “é muito mais seguro ser temido do que amado. Isso porque dos homens pode-se dizer, geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e, enquanto lhes fizeres bem, são todos teus, oferecem-te o próprio sangue, os bens, a vida, os filhos, desde que, como se disse acima, a necessidade esteja longe de ti; quando esta se avizinha, porém, revoltam-se.” (O Príncipe, XVII).
Em suma, Maquiavel foi um grande pensador político que escreveu conselhos que são lidos e utilizados até hoje por grandes governadores, entretanto, alguns de seus ideais fogem às premissas de ética e moral da sociedade, o que o torna fonte para divergência de opiniões já que enquanto por uma parte ele é considerado precursor e disseminador de ideais totalitários, por outra é um bom republicano.
...