PROJETO TCC - DOAÇÃO
Por: 05071991 • 11/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.791 Palavras (12 Páginas) • 3.060 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
SAMARA LOUREIRO
DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS
MARINGÁ
2014
SAMARA LOUREIRO
DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS
Projeto de pesquisa apresentado Universidade Estadual de Maringá, como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Direito, sob a orientação da Professora Valéria Galdino.
MARINGÁ
2014
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 04
2 PROBLEMATIZAÇÃO 05
3 HIPÓTESES 06
4 OBJETIVOS 07
4.1 OBJETIVOS GERAIS 07
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 07
5 JUSTIFICATIVA 08
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 09
7 METODOLOGIA 13
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 14
9 PROPOSTA DE SUMÁRIO PROVISÓRIO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 15
10 BIBLIOGRAFIA 16
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente projeto aborda acerca da possibilidade dos casais Homoafetivos adotarem e como o ordenamento jurídico trata do tema e na prática como ocorre este procedimento.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
A adoção por casais Homoafetivos é um tema controvertido, devido ao fato da adoção ser realizada por casais homossexuais e não por casais heterossexuais. Por mais que a sociedade atual esteja mudando seus conceitos e as decisões ajuizadas são favoráveis para a adoção homoafetiva o tema ainda é alvo de muitas criticas.
Outro objetivo a ser abordado é o processo de adoção e suas consequências psicológicas no adotado, analisando sua qualidade de vida e o reflexo da sociedade em relação à adoção homoafetiva.
Portanto, faz necessário analisar a adoção por casais Homoafetivos, vislumbrando: Como o ordenamento jurídico vem se impondo sobre o tema? Como a sociedade e o conceito de família estão se transformando atualmente? Como acontece o processo de adoção por casais homoafetivos na pratica? O que seria melhor, que as crianças abandonadas não sejam adotadas devido a orientação sexual dos pais?
3 HIPÓTESES
Atualmente, a uma percepção clara que o conceito de família reformulou-se através da evolução das relações políticas, econômicas e sociais, com que fez que a sociedade acompanhasse esta transformação. Fato este, demonstrado pelo Supremo Tribunal Federal que em maio de 2011 reconheceu a família, entre pessoas do mesmo sexo e estendeu a eles os direitos e deveres da união estável heterossexual tornando-se, assim, possível o acolhimento através da adoção conjunta pela entidade familiar homoafetiva.
Nota-se, que para que seja aceito a adoção por casais Homoafetivos é necessário o reconhecimento das novas relações.
Ademais, o procedimento de adoção já garante a verificação da idoneidade adotante independente de sua orientação sexual, passando por avaliações que vão analisar se os pais adotivos tem disponibilidade afetiva para criar uma criança até que o processo de adoção seja concluído, ou seja, o nosso ordenamento jurídico trata com o mesmo rigor o procedimento de adoção tanto para casais homossexuais e heterossexuais.
Portanto, o que deve ser considerado no processo de adoção é o melhor interesse da criança, para que possa ter direito a uma educação apropriada, um lar digno de carinho e amor com uma perspectiva de continuidade de uma família, ou seja, as melhores condições para o adotado tendo direito a uma vida digna em um âmbito familiar.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar o processo de adoção por casais Homoafetivos, como se procede este processo na prática, abordando sobre o posicionamento do ordenamento jurídico e os efeitos no adotado em relação ao âmbito social.
4.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar a evolução do conceito de família frente a Família homoafetiva.
Estudar o instituto da adoção da Família Homoafetiva no nosso ordenamento jurídico, sendo trabalhado da Constituição Federal ate o Supremo Tribunal Federal
Demonstrar a possibilidade jurídica da adoção por casais homossexuais com fundamento no Princípio Constitucionais da Dignidade da Pessoa Humana
Analisar os efeitos no adotado com respaldo na sociedade.
5 JUSTIFICATIVA
A evolução do conceito de família na atual Constituição Federal demonstra com clareza que o constituinte tem o intuito de adequar o instituto jurídico as mudanças sociais.
...