Peça de indenização
Por: Paula leite • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.313 Palavras (6 Páginas) • 185 Visualizações
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CIVEL DA COMARCA DE ..... DO ESTADO....
Nome...,casada,profissão ,portadora da carteira de identidade n°....,inscrita no CPF n°...,residente e domiciliada e domiciliada na rua...,n°...,bairro...,Cidade de .....,Estado....,através de seu advogado,com procuração em anexo,vem propor
ACAO DE DIVORCIO
Em face de nome....,nacionalidade...,profissão...,portador da carteira de identidade n°...,inscrito no CPF N°...,residente e domiciliado na rua...,n°...,bairro,na cidade
de ...,Estado de ...,pelos fatos abaixo narrado.
I-DA ASSSISTENCIA JUDICIARIA GRATUITA
Inicialmente, afirma a requerente, sob as
penas da lei, e nos exatos termos do disposto no artigo 4° e seu parágrafo 1° da lei 1.060/50, com a redação introduzida pela lei 7.510/86, que não possui condições financeiras de arcar com o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, pelo
que faz jus à GRATUIDADE DE JUSTIÇA.
II – DOS FATOS:
A requerente contraiu matrimonio com o
Requerido sob o regime de comunhão de bens,na data de 20/07/1971,conforme prova a certidão anexa ,desta união nasceram quatro filhos do casal,sendo todos maiores e capazes.Contudo há mais de vinte ( 20 ) anos ,o requerido abandonou o lar, sem dar noticias para onde iria,e, estão separados de fato,desde então .
Não há nenhuma possibilidade por parte da requerente, de reatar o casamento,pois não há mais contato e interesse afetivo entre ambos.
A requerente deseja regularizar o seu estado civil ( de casada para divorciada),pois foi sorteada em um programa habitacional ,denominado” minha casa minha vida” e almeja conquistar o seu sonho de casa própria com seu estado civil correto,conforme documentos em anexo.
A requerente não possui bens moveis e imóveis conjuntamente com o requerido. Os poucos bens moveis que adquirirão em comum na Constancia do casamento, já foram partilhados consensualmente, permanecendo sem nenhuma alteração posteriori .
A requerente pretende voltar a usar o seu nome de solteira e dispensa qualquer tipo de alimentos a serem pagos pelo requerido .
III-DOS FUNDAMENTOS
Diante dos fatos acima narrados,a requerente amparando –se na lei 6515/77,deseja a dissolução da sociedade conjugal, que de fato a muito tempo não existe, através do divorcio.
Art 2º - A Sociedade Conjugal termina
IV - pelo divórcio.
I-Parágrafo único - O casamento válido somente se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio
Também deseja por fim em todos os efeitos produzidos pelo casamento conforme o artigo 3°da lei acima citada.
Art 3º - A separação judicial põe termo aos
deveres de coabitação, fidelidade recíproca e ao regime matrimonial de bens, como se o casamento fosse dissolvido.
A constituição federal também ampara aqueles que desejam desfazerem de seus casamento através do divorcio..
...