Politica Economica e Desenvolvimento
Por: prithucca • 4/4/2017 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
1- A partir de um enforque constitucional explique, de forma sucinta e direta, qual a relação da Política Econômica e o Desenvolvimento Local com a atuação do poder legislativo e judiciário.
A política econômica visa alcançar o crescimento da produção de emprego, para ajudar e ter um certo melhoramento no controle da inflação, e para manter de forma equilibrada as contas externas do país, objetivando uma melhor distribuição de renda gerada no país, ou seja, esta política adotada nos últimos anos ajudou a construir um estado com um bem-estar social, reduzindo a pobreza com a inclusão de uma parte da sociedade de classe média. Com o crescimento da produção de empregos os trabalhares obtiveram um aumento em sua renda, cumulada com a política social, ajudaram a reduzir a desigualdade social. A política econômica tem como objetivo através do estado de montar uma estratégia que visa derrubar, eliminar o déficit de infraestrutura, e consequentemente reduzir os custos de produção, ou seja, futuramente poderá ter um aumento no crescimento do PIB significativo.
O desenvolvimento local trabalha para que cada cidadão tenha uma vida digna, acesso à educação e aos seus direitos civis, com oportunidades de trabalho e uma renda para poder ter uma vida com qualidade. Mas estas conquistas não acontecem de imediato, elas são construídas aos poucos a partir de um território junto com seus moradores, processo este conhecido como Desenvolvimento local.
O desenvolvimento local tem como objetivo promover ações em microrregiões e territórios, para que o cidadão possa ter sua participação ativa no controle social perante a gestão pública, a partir do poder de grupos sociais e do fortalecimento da sociedade civil, que antigamente eram marginalizados em esferas de tomadas de decisões.
A política econômica e o desenvolvimento social têm em comum promover a inclusão social e fortalecer a democracia de nosso país, o desenvolvimento local é uma das armas mais importantes no combate à pobreza hoje em dia.
Com base no assunto tratado neste trabalho o poder legislativo e judiciário tem uma parcela significativa em ajudar a promover a política econômica e o desenvolvimento local. Nos dias de hoje o poder legislativo com sua função institucional no âmbito governamental, tem assumido funções gerenciais de nível estratégico, com foco especialmente nas ações implantadas ao desenvolvimento local e também regional. Passando por cima de posturas tradicionais o poder legislativo em ocupando uma posição de destaque não somente por sua qualificação de atuação, fiscalizadora ou legiferante, mas como instância de envolvimento efetivo da sociedade, com a administração pública.
No poder Judiciário promover a política econômica e o desenvolvimento local é rever seus protocolos, modo de agir, permitindo assim uma certa flexibilidade de suas atividades internas, com base em seus objetivos, ou seja, promover a justiça, desenvolvendo o seu poder judiciário em sua área de atuação, tendo como resultado tornar seu exercício da administração da justiça menos etilista levando para um lado mais democrático, com o propósito de não somente ter a automação das práticas, mas sim a mudança de paradigma, ou seja, visando um novo olhar sob aquilo que se faz cotidianamente, com o objetivo de um alcance maior desta atividade.
...