Pragmática Para O Discurso Literário
Por: dricaalmeidas • 21/9/2016 • Resenha • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 349 Visualizações
Instituição: Universidade Católica do Salvador
Faculdade de Direito
Curso: Direito
Disciplina: EFB642- Oficina de linguagem e produção textual
Professor: Norma Rangel
Turma: 66 /Semestre: 2015.1 /Unidade: 2 Data:01/06/2015
Nome do Aluno (a): Adrielly Silva de Almeida e Cristina Ribeiro
FICHAMENTO
LIVRO: Pragmática Para O Discurso Literário
Maingueneau, Dominique. Editora Martins Fontes.SP.1996
Texto: Cap: 4-Pressupostos e Subentendidos
Instituição: Universidade Católica do Salvador
Faculdade de Direito
Curso: Direito
Disciplina: EFB642- Oficina de linguagem e produção textual
Professor: Norma Rangel
Turma: 66 /Semestre: 2015.1 /Unidade : 2
Data: 01/06/2015
Nome do Aluno (a): Adrielly Silva de Almeida e Cristina Ribeiro
FICHAMENTO
LIVRO: Pragmática Para O Discurso Literário
Maingueneau, Dominique. Editora Martins Fontes.SP.1996
Texto: Cap: 4-Pressupostos e Subentendidos
INTRODUÇÃO:
Esse fichamento é baseado no livro mencionado, de Dominique Maingueneau que, no capítulo 4-Pressupostos e Subentendidos, o autor trata da. posição estética, outro conceito novo que diz respeito à vocação enunciativa, abordado sob o prisma da memória intertextual e do investimento de algum gênero ou do deslocamento da problemática da língua para a interlíngua. Analisa a linguagem explicita e implícita, de forma em que nos situamos da importância dos diversos significados de uma frase, abrangendo espaço para uma maior compreensão. Aprofunda o estudo do implícito, separando-o por Pressuposto e Subentendido. “ Muitas vezes o locutor enuncia o explicito para fazer o implícito passar, invertendo a hierarquia “normal “ para chegar a seus fins. “
1.Implícito e discurso literário
- Os tópicos frasais
Encontram-se implícitos em dois níveis
Estatuto de pressupostos
O implícito no contexto da estratégia enunciativa de Marcelle de Blanchemont
Os elementos implícitos
Resumo:
Em uma leitura pode se encontrar dois níveis de implícito: na representação das palavras dos personagens e na comunicação entre a obra e seu destinatário. No trecho “ as mulheres só sabem chorar as injustiças”, tem um estatuto de um pressuposto que podemos estudar o implícito no contexto da enunciativa de Marcelle, , uma analise que mostra esse enunciado como uma amostra de língua comum, artificial, já que se trata de um fragmento de uma obra diferente, um discurso do narrador para o leitor. Em qualquer obra os elementos implícitos devem ser lidos em dois níveis necessariamente. Portanto, a autora escolheu Marcelle como sua porta voz e que os implícitos de uma são as da outra. Qualquer que seja a obra na literatura leva seu leitor a perseguir o implícito.
- Palavras Chaves: Implícito, níveis, obra.
2.Pressupostos e subentendidos
- Tópicos Frasais
A problemática do implícito
Há dois grandes tipos de implícitos: pressuposto e subentendido
Pressuposto X subentendido
A diferença de estatuto entre o subentendido e o pressuposto
Resumo:
Abre para a das leis de discurso a problemática do implícito. Podemos observar que existem o pressuposto e subentendido são dois tipos de implícitos, sendo o primeiro, inscrito na estrutura do enunciado, independente de seus contextos de emprego e, o segundo apoiando-se na situação de enunciação , os co-enunciadores conseguem captar uma boa parcela dos conteúdos implícitos. Encontram-se diferenças nos dois tipos de implícitos pelo fato de o subentendido ser inferido de um contexto singular e sua existência são sempre incerta e tirada do enunciado; já o pressuposto, é estável e tirado da enunciação. A diferença de estatuto entre eles é nítida, é de fácil identificação que os pressupostos, enquanto a decifração dos subentendidos é mais aleatória.
- Palavras chaves: Pressupostos, subentendidos, implicitos.
3. Por que o implícito
- Tópicos frasais
Linguagem como um instrumento de comunicação, recorre com Constancia ao implícito
A existência do pressuposto e do subentendido
A passagem pelo implícito
O recurso ao implícito
Resumo:
Com tanta constância ao implícito, a linguagem é um instrumento de comunicação. A manifestação do pressuposto está ligada a princípios de economia. E para os subentendidos, para aqueles que o enunciador provoca a decifração no co-enunciador. A passagem pelo implícito permite atenuar a força de agressão de uma enunciação descarregando parcialmente o enunciador de tê-lo dito. Não é necessariamente defensivo o recurso ao implícito. O implícito se define por ser um jogo entre o dito e o não dito.
Palavras chaves: Implícito, linguagem, subentendidos e pressupostos.
4. Os pressupostos
- Tópicos Frasais
A definição do pressuposto
Como distinguir o pressuposto do posto
Posto X Pressuposto
Distinguem-se dois tipos de pressupostos: locais e globais
Pra que o enunciado serve no pressuposto?
Resumo:
Inferência inscrita no enunciado independente da variedade de seus eventuais contextos enunciativos em dois níveis, sendo assim a definição do pressuposto. Os conteúdos desses níveis não recebem absolutamente o mesmo estatuto interpretativo. Se os postos é aquilo que se refere a enunciação e portanto submetidos a contestação eventual, os pressupostos lembram de maneira lateral elementos cuja existência é apresentada como obvia. A resistência a negação ajuda a distinguir o pressuposto do posto. Existem dois tipos de pressupostos os locais e os globais. Os primeiros repousam numa inclusão e os segundos baseiam-se antes numa antecedência. A grande importância do enunciado é servir apenas para fazer o pressuposto passar.
...