Programa de Sociologia Jurídica
Por: Gabriela Monteiro • 4/10/2015 • Artigo • 976 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
ROTEIRO DE ESTUDO EM PESQUISA JURIDICA
Unidade I — Teoria do Conhecimento
1. O homem e a cultura
1.1.Realidades
a)natural: não exige participação da nossa inteligência ou vontade.
b)realidade cultural: aquilo que acrescentamos à natureza, através do conhecimento de suas leis visando atingir um determinado fim.
1.2. Conceito de cultura: conjunto de tudo aquilo que, nos planos material e espiritual, o homem constrói sobre a base da natureza, quer para modificá-la, quer para modificar a si mesmo.
1.2.1. conceito de fim(finalidade): inerente à idéia de cultura é a alteração daquilo que lhe é“dado”(real idade natural), alterando-se a si próprio.
1.3 cultura X sabedoria (erudição)
“O homem culto é aquele que tem seu espírito de tal maneira conformado, através de meditações e experiências que, para ele não existem problemas inúteis ou secundários, quando eles se situam nos horizontes de sua existência. O homem culto é bem mais que o homem erudito. Este limita-se a reunir e ajustapor conhecimentos, enquanto que o homem culto os unifica e anima com um sopro de espiritualidade e entusiasmo.” (Grifos nosso)(REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 27.)
2. Divisões da filosofia
2.1. Teoria da visão de mundo: auto-reflexão do espírito como meio para atingir uma visão de mundo.
2.1.1. Subdivisões:
a) Metafísica: Busca respostas no plano além do fisico. a.1) metafisica da natureza: investiga o cosmos.
a.2) metafisica do espírito: investiga a origem do espírito.
b)Teoria da visão de mundo em sentido estrito: investiga questões referentes à Deus, à liberdade e à imortalidade.
2.2. Teoria do valor: reflexão sobre o comportamento prático do espírito, sobre o valor em sentido estrito.
2.2.2. Subdivisões:
a)Ética: valores éticos
b) Estética: valores estéticos
c) Filosofia da religião: valores religiosos
2.3. Teoria da ciência: auto-reflexão do espírito sobre o comportamento valorativo teórico.
2.3.1. Subdivisões:
a) Lógica: Princípios formais do conhecimento humano, formas e leis gerais.
b) Teoria do conhecimento: teoria material da ciência, ou teoria dos princípios materiais do conhecimento humano.
3. O conhecimento
3.1 objeto
Dirige-se aos pressupostos materiais mais gerais do conhecimento científico, fixa-se na referência objetiva do pensamento, na sua relação com os objetos. Em resumo, a teoria do conhecimento questiona a verdade do pensamento, sobre sua concordância com o objeto.
• Pode designar o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido, mas também se refere ao produto, ao resultado do conteúdo desse ato, ou seja, o saber adquirido e acumulado pelo homem.
3.2 definição
A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica que investiga quais são os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro.
• É a chamada philosophia fundamentalis, também chamada de teoria do pensamento verdadeiro, em oposição à lógica que é a teoria do pensamento correto.
O conhecimento é pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.
3.3 espécies
3.3.1. Imediato: Intuição — visão súbita sem intermediários(raciocínio que é discursivo, se faz por meio da palavra). Ex.: como explicar a sensação do vermelho?
• Importante por ser o ponto de partida do conhecimento, a possibilidade da invenção, da descoberta.
3.3.l.lTipos de intuição:
a) intuição sensível: é o conhecimento imediato que nos é dado pelos órgãos dos sentidos;
b) intuição inventiva: é a do sábio, do artista, do cientista, quando repentinamente descobrem uma nova hipótese, um tema original;
c) intuição intelectual: é a que se esforça por captar diretamente a essência do objeto. Ex.: a descoberta de Descartes do cogito (eu pensante) enquanto primeira verdade indubitável.
3.3.2. Mediato: conhecimento discursivo — aquele que se dá por meio de conceitos, pensamento que se opera por etapas, por um encadeamento de idéias, juízos e raciocínios que levam a determinada conclusão.
• A razão precisa realizar abstrações — Abstrair significa isolar, ‘~separa de”. Ex. cinzeiro — cor, peso, forma (sua representação), abstraído o cinzeiro tem-se o espírito do cinzeiro, “guardar cinzas
• Importância
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