TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino Apresentado à Universidade Pitágoras

Por:   •  18/5/2020  •  Monografia  •  5.092 Palavras (21 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 21

         [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Geografia.

Orientadora: Prof. Mestra: Lílian Gavioli de Jesus

[pic 9][pic 10]

tamires dos santos estevão

[pic 11]

mapas de geografia e cartografia temática

        

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Geografia.

Orientadora: Prof. Mestra: Lílian Gavioli de Jesus

ESTEVÃO, Tamires dos Santos.  Mapas de Geografia e Cartografia Temática. 2018. 29 págs. Projeto de Ensino (Graduação em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Olho d'Água das Flores, Al, 2018.

RESUMO

O recente trabalho busca realizar uma pesquisa teórica sobre a composição e o uso do conceito gráfico do tipo Mapa na Geografia. Com base no estudo, as essenciais teorias que auxiliam o rudimento cartográfico, propõe-se a uma redefinição, moldes críticos, na forma como os mapas são utilizados na atual Geografia. A Cartografia Temática é muito importante no ensino de Geografia, tanto nos ensinos fundamental quanto no ensino médio, as representações temáticas de conteúdos escolares, estão cada vez mais disponível não só nos livros didáticos, mas também na internet e em outras fontes, contendo utilidade adequada esses materiais potencializa o ensino-aprendizado Geográfico, através de observações da localização dos lugares e da correlação entre fenômenos geográficos, que podem ser visualizados espacialmente em conjunto.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cartografia Temática. Mapa na Geografia. Fenômenos Geográficos.

        

        SUMÁRIO

Introdução__________________________________________________5

Referencial Teórico___________________________________________7

Justificativa_________________________________________________18Problematização____________________________________________18

Sequência didática__________________________________________20

Cronograma________________________________________________25

Considerações Finais__________________________________________28

Referências_________________________________________________30

INTRODUÇÃO

A Geografia Transcorreu nas décadas passadas por uma sequência de transformações, especialmente no que se diz respeito das concepções teóricas-metodológicas. A apresentação de novos paradigmas, sobretudo, aqueles que são oriundos de ciências sociais, a reconquista de algumas discussões consideravelmente tradicionais ao campo do saber, que agora está sob luz de novos enfoques, desse modo, como a própria dinâmica das mudanças históricas, colocaram em impedimento o conhecimento geográfico tradicional.  

No momento em que fala-se de mapas, de imediato é ligado à Geografia. É um aspecto cultural, mapas que representam a Geografia, algo geográfico.

  Averiguamos que os mapas geralmente surge como entendimento representativo da Geografia. Algo esse que confirma-se cada vez mais em nossas atualidade. Instituições cientificas de Geografia, eventos de Geografia, inclusive empresas que trabalham em diversas áreas do mundo e operadoras de turismo que demonstram sua assistência com o auxílio de seus logotipos. No total, tudo que envolve uma base geográfica, tem um básico logotipo, como um planisfério ou globo terrestre, independentemente de não refletir ou discutir sobre mapas, ou, até mesmo, de seus conteúdos políticos, ideológicos ou temáticos.

Na Geografia a um ramo de grande prestigio, denominado de Cartografia, ela permite examinar as vantagens e os limites da percepção empregada na simbologia cartográfica e, portanto, organizar as regras de uma utilização coerente da linguagem cartográfica, admitida na contemporaneidade, a gramatica da linguagem gráfica. O Mapa na Geografia, tem a presença de investigação de hipóteses, como a constatação de dados, contribuindo, portanto, na produção de conhecimento e uma compreensão mais classificada do mesmo.

Desse modo, o uso de matérias e linguagens cartográficas é uniformemente essencial na Geografia Escolar, uma vez que consistem em um instrumental que potencializa o desenvolvimento do raciocínio espacial pelos estudantes. A representação por meio do uso de mapas permite registrar, tratar e anunciar a informação geográfica. Constituindo-se em interessante instrumento de conhecimento e de ação sobre determinada realidade. A construção e o uso adequado desse fenômeno cartográfico é uma das tarefas valorosas e peculiares ao trabalho geográfico.  

 Atualmente, tanto a Geografia como a Cartografia, enquanto ramos distintos do conhecimento, apresentam áreas de atuação bem delineado, mostrando conteúdo cientifico e método de trabalho definidos. Contudo, entre ambos existe uma forte ligação, inclusive o ponto de vista do desenvolvimento histórico, uma vez que a Cartografia envolve os conhecimentos básicos para a construção dos Mapas e a Geografia, por outro ângulo, é uma das indispensáveis usuárias desse tipo de representação gráfica.

REFERENCIAL TEÓRICO

 

    A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES.

Modernamente as representações cartográficas mostram-se mais assistentes em nosso cotidiano, sendo-nos retratada em diversas escalas e para variados fins por meio da televisão, da internet, de jornais e revistas, dentre outros meios de intercomunicação, tornando-se cada vez mais acessível à sociedade. Todavia, tais produtos, e acima de tudo os conhecimentos que a eles devem estar associados, parecem continuar retirados das escolas, cujas causas vão desde a falta de um suporte de edificação escolar adequada disponível aos professores (materiais didáticos, equipamentos audiovisuais, etc.), a falhas na formação didático-pedagógica dos docentes (LOCH; FUCKNER, 2005; ABREU; CARNEIRO, 2006). Nesta circunstância, os mentores passam a ter dificuldades em dominar o eixo conceitual e metodológico da Cartografia e os sistemas didáticos para ensina-la, e então, consequentemente, a incluir e praticar uma Educação Cartográfica em seu trabalho de ensinar a Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (247.8 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com