Práticas Pedagógicas: Identidade Docente
Por: juliana_pereira • 5/3/2023 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 1.808 Visualizações
[pic 1]
ALUNA: Sonia da Silva Pereira
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas: Identidade Docente
SER PROFESSOR
Quando se decide ser um professor, passa-se a ter uma função muito importante na vida de cada aluno, pois se deve que transmitir conhecimento de acordo com a disciplina, mas também ter empatia, humanização, pois está se trabalhando com vidas, deve se haver uma boa interação entre mestre e aluno, para que haja um bom relacionamento entre ambos e o processo de aprendizado flua de forma prazerosa aos estudantes.
O educador tem como seu maior objetivo ensinar, compartilhar informações, instruir e até mesmo educar.
Instruir é ensinar, lecionar, transmitir conhecimento, educar é mostrar, apontar, ensinar o caminho, chamar atenção quando necessário e mostrar valores.
O docente deve ter empatia, paciência, saber à hora certa de cobrar e o momento de ouvir e procurar entender o que esse educando esta passando e acolhê-lo.
O educador também precisa ser criativo, buscando alternativas para obter atenção e o interesse do aluno no assunto abordado, podendo utilizar algumas ferramentas, tais como, filmes, atividades pedagógicas as quais despertem o interesse dos alunos, às vezes dentro e fora do ambiente escolar, organizar passeios, gincanas, que tenham ligação com os assuntos ministrados.
O tempo do mestre é muito importante, se dividindo entre a escola e sua vida pessoal, devendo também ter seu momento de lazer, pois assim se estrutura melhor para o trabalho e em alguns momentos livre se organiza para os conteúdos ministrados no próximo encontro, atualiza suas planilhas e faz anotações sobre os alunos, organiza sua agenda com a finalidade de se planejar para o ano letivo, dividindo em semanal, mensal e anual.
Semanal, onde ajusta planos de aula, acompanha os alunos, atualiza registros.
Mensal, atualiza a produção dos alunos, participa de reuniões.
Anual, avaliação diagnóstica, prepara chagada e acolhimento o dos alunos, organizar o plano anual de ensino e conselho de final de ano, planeja as reuniões de pais.
A formação docente se adquire em fontes sociais, saberes pessoais, sendo eles: ambiente familiar, formação científica e experiência profissional diária.
No futuro esperamos que o professor obtenha capacidade de buscar novos instrumentos avaliativos, com a finalidade de medir a aprendizagem de cada educando, pois existem alunos que tem um conhecimento enorme, entretanto quando se vê diante de uma prova ficam com o sistema nervoso abalado não conseguindo transmitir todo conhecimento adquirido para aquela avaliação, então não obtém a pontuação necessária para conclusão daquele período, que tenha tempo para observar as necessidades de cada aluno individualmente, com isso a partir dessa observação, buscar a melhor forma de lidar com essa turma/aluno e assim acolhê-los da melhor forma, que busque sempre a inclusão dos alunos, ame sua profissão, seja comunicativo, tenha facilidade de interagir com seus alunos, ser criativo e empático.
O trabalho docente exige preparo intelectual para termos um bom domínio do conteúdo a ser ministrado, facilidade para ensinar, boa didática, dinamismo e preparo emocional, a fim de conciliar conflitos, boa gestão da sala de aula e como professores devemos nos manter abertos para novos aprendizados, seja na vida, escola e nos ensinos científicos, pois assim se tornarão pessoas e profissionais melhores.
...