A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Por: andressaamdp123 • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.388 Palavras (14 Páginas) • 530 Visualizações
FACULDADE NOVO MILÊNIO
CURSO DE PEDAGOGIA
ANDRESSA MARIANO DE PAULO
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRATICA PEDAGÓGICA I:
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
VILA VELHA
2018
Sumário
JUSTIFICATIVA – TEMÁTICA 4
Desenvolvimento 5
1. Sobre a disciplina 5
2. A escolha da temática da pesquisa Erro! Indicador não definido.
3. Artigos 5
4. Paper 5
5. Apresentação 6
6. Analise da Prática (Entrevista) 6
JUSTIFICATIVA – TEMÁTICA
O portfólio é uma forma de avaliação importante, nele ficarão as atividades desenvolvidas e propostas ao longo do período letivo. É possível desenvolver a autocritica do aluno, pois estará analisando todas as atividades e visualizará amplamente o seu processo de aprendizagem, vendo suas dificuldades, mudanças e avanços obtidos.
É uma forma de unir a teoria e a prática, de avaliar o progresso do aluno, de desenvolver a autonomia, iniciativa e autoavaliação. Com o portfólio é possível estreitar a relação professor x aluno e aluno x aluno, pois pode se trabalhar em conjunto e o professor terá mais acesso ao que o aluno está sentindo, suas dificuldades e inseguranças, assim como também as facilidades e usar como ferramenta para aprimorar os conhecimentos.
A escolha do tema deu-se a partir da opinião em conjunto com o grupo, já havia certo interesse pelo tema em conversas anteriores para possíveis pesquisas de conclusão de curso e resolvemos utilizá-la para ter mais conhecimento sobre o tema. Foi uma escolha agradável, pois me identifico muito com a literatura, já que sempre esteve presente na minha vida tanto escolar quanto pessoal e pude entender melhor a relação dela com o desenvolvimento.
Desde o inicio da minha alfabetização os professores e meus pais sempre incentivaram a leitura e hoje com o conhecimento que obtive com os trabalhos realizados no período anterior pude entender como isso auxiliou para o meu desenvolvimento, além de contribuir com meu hábito e hobby.
DESENVOLVIMENTO
1. Sobre a disciplina
Somos seres inacabados e estamos em constante mudanças, por isso, precisamos sempre estar nos reformulando e adquirindo conhecimento. A disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica nos mostra a importância de sermos pesquisadores, ela é muito importante para a formação docente, pois além de incentivar a pesquisa, também formas de como utilizar na prática.
Durante o período de Pesquisa e Prática Pedagógica I, pude entender quão importante ela é para a minha formação, pois, através dessa disciplina tive a certeza de que pesquisar ler e se informar é necessário para a construção de um ser e de um bom professor.
2. Artigos
A partir da escolha do tema, os artigos foram feitas pesquisas, durante a pesquisa, houve um pouco de dificuldades de encontrar artigos que falassem especificamente do desenvolvimento cognitivo, muitos eram voltados para a alfabetização, porém, foi encontrado dois que estavam mais ligados ao tema, que fazia mais sentido e explicava melhor.
O primeiro artigo escolhido foi o “A importância da utilização da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança”, escrito por Fernanda Ferreira e Valdir Pretto (2012), e está voltado para os contos de fadas, mostrando a importância e como trabalhar com ele, de como utilizar para as crianças identificarem o que sentem através das histórias. Esse artigo foi o qual mais me identifiquei, pois gosto muito de contos de fadas e pude vê-los além de histórias com finais felizes, mas com a possibilidade de trabalhar o desenvolvimento cognitivo e afetivo infantil através dele.
O segundo é um trabalho de conclusão de curso, com autoria de Cristiane Sebastião Scheffer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o tema “A literatura no contexto da educação infantil”. Por ser um TCC é um artigo mais completo e com informações teóricas e práticas, onde foi possível compreender melhor o uso da literatura no universo infantil, dentro e fora da escola. Para essa autora é extremamente importante que a criança tenha acesso a livros para o crescimento intelectual e que comece desde cedo a ter prazer em ler e manusear. Nesse artigo, a autora também exemplifica diferentes recursos para utilizar a literatura, e mostra que ela não está apenas nos livros, mas também na musica, nos filmes e histórias que são contadas as crianças desde pequenas.
Ambas as autoras tiveram como referencia o livro “Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices” de Fanny Abramovich, o qual também foi utilizado como base para uma pesquisa mais aprofundada no assunto.
3. Paper
Utilizando como referencia os artigos pesquisados e da construção de uma resenha, foi elaborado um paper (anexo I), o qual foi intitulado de “A importância da utilização da literatura infantil para o desenvolvimento da criança”. Iniciado com uma pequena introdução a história da criança, como e quando foi identificada a necessidade de uma literatura diferenciada para as crianças de diferentes idades, partindo para os diferentes modos de literatura, recursos para utilizar e como utilizar dentro da sala de aula.
O paper é a parte onde podemos demonstrar todo o conteúdo de forma dinâmica e explicativa, sua elaboração foi extremamente importante para poder me aprofundar no assunto, para que mais tarde pudesse expor para a turma e também aplicar no dia a dia. Obtive muitos conhecimentos, pude aprofundar mais o que já conhecia e enriquecer com novos pensamentos.
4. Apresentação (Prática Pedagogica)
A partir da resenha e do paper, foi desenvolvido uma apresentação
...