Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor
Por: kellymarina • 23/4/2016 • Resenha • 414 Palavras (2 Páginas) • 732 Visualizações
Trata-se da produção conjunta de um grupo de pesquisadores dos programas de Pós Graduação em Ciências da motricidade e em educação da UNESP com o objetivo de explorar a identidade docente.
Foi feito uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que utilizou como fonte de dados as investigações de Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado, possibilitando a reflexão sobre a identidade docente a partir de múltiplos olhares, buscando reconhecer elementos que contribuem tanto nos momentos de formação, quanto nos momentos do exercício docente.
Estabeleceram-se três eixos de análise entre os trabalhos: Experiência e Saber da Experiência; Profissionalidade Docente; Formação inicial e continuada, tendo o desenvolvimento pessoal do professor como elemento central.
pontua-se que a identidade docente é dinâmica e tem relação direta com o contexto social no qual se está inserido. Assim, as pesquisas analisadas perpassam diferentes contextos, podendo revelar elementos significativos à formação inicial e continuada de educadores.
O trabalho apresentou uma importante relação entre a parceria Universidade-escola, na formação inicial do futuro professor, apresentando o estagio supervisionado como um elemento da formação da identidade docente.
A pesquisa traz a importância do desenvolvimento pessoal nas políticas públicas, o que nos currículos dos cursos de formação ainda valorizam as produções acadêmicas, esquecendo a experiência e relações pessoais que o professor desenvolve ao longo de sua formação e até em momentos anteriores a essa. Mas, fundamentalmente é preciso analisar as necessidades atuais da profissão e desenvolver ao longo da formação inicial e continuada, elementos que apresente relevância, inclusive valorizados pelo novo plano nacional de educação na meta 15, que pretende alcançar uma formação adequada para os futuros professores (BRASIL, 2011).
Notou-se que a identidade docente é constituída por meio de um processo dinâmico, em relação direta com o contexto social em que está inserida.
Ressalta-se a importância do tempo para o professor assimilar as formações de que participa, sendo que sua identidade será constituída desde a inicial até a continuada e sempre em sua carreira. A parceria com a universidade na oferta de formação continuada permite que o professor revisite sua prática com outros olhares possibilitando mudanças de postura, reflexões e tomada de consciência de diversos aspetos. Existe a necessidade de reconhecimento do saber da prática, o saber da experiência, da reflexão sobre a própria prática e da afetividade do educador e que a construção da identidade docente depende de atores internos, inerentes ao sujeito.
Ainda que enfatizado pelas pesquisas, o desenvolvimento pessoal ainda não se faz presente nas políticas públicas e tem papel secundário nos currículos de formação de professores.
...