O Identidade Docente
Por: CarlaraPessoa • 27/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
[pic 1]
AMPLI – DUQUE DE CAXIAS
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE SIGNIFICA SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE 5
3 ATITUDES DO PROFESSOR 6
4 O TRABALHO DO DOCENTE E O QUE ESPERAR PARA O FUTURO 7
INTRODUÇÃO
A vida de forma geral é uma eterna troca, um indivíduo aprende com seus pais, que aprenderam com seus avôs e depois passaram para os seus filhos. Nessa linha tênue, podemos notar que assim é o trabalho do professor, ele aprende, ele ensina. É claro que nos dias de hoje a forma de ensinar ela é bem diferente de alguns anos atrás, é que no decorrer dos anos o lado humano e acolhedor foram tomando forma dentro da sala de aula, e o docente que era detentor do ensino passou a ser o mediador, com o olhar mais atento não só com a capacidade do aluno obter o conhecimento, mas se preocupando também com o seu desenvolvimento pessoal e seu bem-estar.
o que significa ser professor hoje.
Um professor hoje percorre um caminho de grandes desafios, começando em sua formação e depois de uma forma contínua e rotineira ele tem que dar continuidade a seu trabalho sempre inovando, ensinando e aprendendo, pesquisando e se atualizando dentro das leis para que seu trabalho esteja de acordo com todo âmbito educacional e ao mesmo tempo atendendo as necessidades dos alunos.
É importante analisar que a formação do professor não está sendo construída apenas no seu curso de graduação para atuar na escola, ela vem de um período antes em sua trajetória de vida, durante o curso e depois com a experiência no trabalho e segue dia após dia. Ele tem que trazer para seu dia-a-dia suas experiências de vida, as boas, pois podem nortear caminhos assertivos a serem traçados e as ruins, pois elas acabam criando empatia para resolver alguns conflitos quando estes são similares aos que já foram vivenciados pelo mesmo ou vice-versa.
Entretanto, é importante que o professor tenha suporte necessário para realizar seu trabalho, pois vai além do docente estar dentro de uma sala de aula escrevendo no quadro, e como foi citado, são grandes desafios a percorrer até que se chegue a um bom resultado. Por isso ele tem que estar bem na sua formação profissional e pessoal, com uma estrutura física na escola, desde itens básicos e locais de convivência, até espaços para organização e materiais didático-pedagógicos.
Atitudes do PROFESSOR.
A atitude de um professor, tem que partir a principio da ética profissional, mesmo após assumir uma turma e não se sentido realizado com o trabalho, existem alunos que precisam do mediador dentro da sala de aula.
É necessário que ele entenda que a escolha que ele fez é importante para a formação de cidadãos no país, não somente isso, acima de tudo é um direito garantido por lei como mostra o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em seu artigo 7°: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”. A educação é um direito de todos, por isso o docente tem que cuidar para que cada aluno, independente da sua vida fora da ambiência escolar, receba o mesmo tratamento de forma igualitária e participativa.
Evidente que um professor não estando feliz com seu trabalho não irá produzir bons resultados com a sua turma, neste caso ele precisa rever toda a sua situação e entender que mesmo com grandes desafios ele quer permanecer dando aula. Optando por continuar, ele deverá se organizar e planejar suas aulas de maneira que seja satisfatória e produtiva tanto para ele quanto para a turma.
Outra prática importante é manter um bom relacionamento, evitando qualquer tipo de animosidade com o aluno, para que este possa ouvir e participar voluntariamente e de bom agrado das atividades proposta dentro da sala de aula e poder progredir em sua jornada educacional. Com um bom convívio, é certo que todo o trabalho trará bons resultados para ambos.
...