Questões de Direito Constitucional
Por: Gizelle Ebert • 12/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1]
- Leia com atenção este artigo:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.
De acordo com a eficácia e validade das normas constitucionais, que tipo de norma é esta?
Resposta: Norma de Eficácia Plena, pois sua aplicabilidade é direta, imediata e integral, produzindo efeitos desde a entrada em vigor e não depende da edição de qualquer legislação posterior.
- Leia com atenção este artigo:
Art. 5º: XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;
De acordo com a eficácia e validade das normas constitucionais, que tipo de norma é esta?
Resposta: Norma de Eficácia Limitada, pois depende de complementação do legislador infraconstitucional para que se torne aplicável. No que diz respeito a esse artigo foi elaborada a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), que dispõe sobre proteção do consumidor.
- Leia com atenção este artigo:
ADCT - Art. 10. § 1º Até que a lei venha a disciplinar o disposto no art. 7º, XIX, da Constituição, o prazo da
[pic 2]
licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias.
De acordo com a eficácia e validade das normas constitucionais, que tipo de norma é esta?
Resposta: Norma de Eficácia Contida, pois sua aplicabilidade é direta, imediata, porém, não é integral, ou seja, produz todos os efeitos desde a entrada em vigor, mas pode ter seu alcance limitado pela legislação infraconstitucional. Quanto a esse artigo, tínhamos uma legislação anterior (CLT, 1943) que dispunha de 1 (um) dia de licença-paternidade. A ampliação da licença-paternidade de 1 para 5 (cinco) dias foi concedida pela Constituição Federal/88 em seu artigo 7º, XIX e art. 10º, § 1º, do ADCT. Está norma mantém-se válida até o dia de hoje, por falta de outra lei que dispusesse a respeito desse tema para os empregos de forma geral. Há, portanto, exceções para casos específicos, como disposto no art. 392-B, da CLT que refere-se a casos que ocorra a morte da genitora, nesse caso, a licença-maternidade que tem período de 120 (cento e vinte) dias é transferida para o seu companheiro. A Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 que dispõe a respeito do Programa Empresa Cidadã, nela é previsto o acréscimo de 15 dias de licença-paternidade para empregados das empresas vinculadas ao programa.
- Classifique a Constituição Federal de 1988, segundo os critérios estudados de: Origem, Forma, Extensão, Modo de Elaboração e Alterabilidade.
Resposta: Constituição Federal de 1988:
Origem: Promulgada (Fruto do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte eleita pelo povo);
Forma: Escrita (Formada por um conjunto de regras sistematizadas e organizadas em um único documento);
Extensão: Analítica (Aborda todos os assuntos que os representantes do povo entenderem fundamentais);
Modo de Elaboração: Dogmática (Consolida dogmas estruturais e fundamentais do Estado);
[pic 3]
Alterabilidade: Rígida (Exige para sua alteração um processo legislativo mais árduo, mais solene e mais dificultoso).
- Dentre as formas de interpretação constitucional estudadas em classe encontramos o método COMPARATIVO CONSTITUCIONAL. Como se define este tipo de interpretação?
Resposta: Trata-se do método através do qual o intérprete da Constituição faz uma análise comparativa com a legislação de outros países. Estabelece as semelhanças e diferenças, e, então compara, estabelecendo uma comunicação entre elas.
- O que são Constituições Outorgadas? Indique um exemplo.
Resposta: Outorgada diz da Constituição imposta ao povo pelo governante. De maneira unilateral, geralmente, em um momento de revolução. Uma constituição outorgada por vezes recebe o nome de Carta Constitucional, uma vez que é um conjunto de normas que regem um Estado outorgada por um governante, sem ser votada por uma assembleia representativa da nação.
Um exemplo de Constituição Outorgada foi a do ano de 1937, imposta por Getúlio Vargas. Num momento global de avanços dos regimes totalitários, influenciado pelo modelo fascista de organização política, instaurou um regime político conhecido como o “Estado Novo”. Que trata-se de uma ditadura pura e simples, pois o Presidente da República legislava por Decretos-Leis e aplicava-os como Poder Executivo.
- Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
- – O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
- – O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca
[pic 4]
a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
- – Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
- – O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se diretamente.
- - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
- Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
- Apenas as assertivas II e IV são verdadeiras.[pic 5]
D. Apenas as assertivas III e IV são verdadeiras.
Resposta: Letra C. Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
- – VERDADEIRA. Segundo Luís Roberto Barroso, o Constitucionalismo surgiu exatamente para tratar dessas características mencionadas.
- – FALSA. Segundo Luís Roberto Barroso, o Neoconstitucionalismo identifica um conjunto amplo de transformações ocorrida no Estado e no direito constitucional, em meio às quais como marco filosófico, o pós- positivismo.
- – VERDADEIRA. Essa alternativa é uma visão de Pedro Lenza quanto ao constitucionalismo ir além da limitação do poder político, mas preocupar-se com uma maior efetividade de todo texto Constitucional, principalmente no que se trata direitos fundamentais da pessoa humana. IV – FALSA. Com o neoconstitucionalismo sepulta-se o Estado de Direito que cede lugar para o Estado Democrático de Direito, entretanto, o poder continua sendo exercido pelo representante eleito democraticamente pelo povo.
[pic 6]
V - FALSA. A alternativa não trata do Princípio da Dignidade Humana, mas sim do Princípio da Soberania Popular.
- O princípio da igualdade estabelecido no art. 5° da Constituição Federal, traz garantias aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, não sendo uma delas:
[pic 7]
- Liberdade;
- Propriedade;
- Inviolabilidade do direito a vida.
Resposta: Letra A. Dignidade da Pessoa Humana.
Dignidade da Pessoa Humana é um fundamento da República Federativa do Brasil e não uma garantia. Conforme art. 5º da CF:
Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;
...