REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO – TC
Por: Beto Lima • 25/11/2015 • Monografia • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 2][pic 1]
Sociedade Educacional de Maceió – SEMA
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA
Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE
Curso de Direito
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO – TC
- DAS PRELIMINARES
Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Curso – TC da graduação em Direito.
Art. 2º - O Trabalho de Curso é individual e consiste em pesquisa orientada e relatada sob a forma de Monografia, com, no mínimo, 30 páginas de elementos textuais.
Art. 3º - Os objetivos gerais do Trabalho de Curso são os de propiciar aos graduandos a oportunidade de desenvolver a capacidade crítica, a competência para a produção científica e criativa e o estímulo à pesquisa e à busca pelo conhecimento.
Art. 4º Os alunos do curso de Direito da FAMA deverão ser aprovados nas disciplinas Trabalho de Conclusão I e II para a obtenção do diploma de Bacharel em Direito.
Parágrafo 1º: A média final para a provação nos componentes curriculares Trabalho de Curso I e II deve ser maior ou igual a 7.0 (oito).
Parágrafo 2º: Em face da natureza dos respectivos componentes curriculares, não existe possibilidade de realização de provas e/ou qualquer espécie de trabalhos de recuperação das notas.
Art. 5º Poderá matricular-se na disciplina Trabalho de Conclusão I o aluno que tiver concluído o 8º período do curso, ou que tenha cursado 150 créditos.
- DO PROJETO DE PESQUISA – TRABALHO DE CURSO I
Art 6º - O aluno deve elaborar seu projeto de pesquisa de acordo com este regulamento e com as orientações de seu professor-orientador.
Art. 7º - A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pela ABNT.
Art 8º - O projeto de pesquisa deverá possuir a seguinte estrutura:
Capa
Folha de rosto
Folha de Aprovação
Tema
Problema
Hipóteses
Justificativa
Objetivos Geral e Específicos
Metodologia
Cronograma
Referências
Art. 9º - O aluno deverá registrar no NUPE o tema escolhido para pesquisa.
Art. 10 - O aluno deverá entregar o projeto em 02 (duas) vias ao NUPE, no prazo determinado pela coordenação.
Art. 11 - Aprovado o projeto de pesquisa, este deverá ser arquivado no NUPE.
Art. 12 - Cabe aos professores de metodologia que compõem o NUPE a análise e aprovação de todos os projetos de pesquisa. Caso o projeto de monografia não seja aprovado, o aluno deverá matricular-se novamente no componente curricular Trabalho de Curso I, o que somente poderá ocorrer no semestre letivo subsequente.
Parágrafo 1º: Os prazos assinalados pelo NUPE para entrega do projeto são peremptórios, não se admitindo qualquer tipo de prorrogação.
Parágrafo 2º: Sua inobservância acarretará automática reprovação. Não existe a possibilidade de 2º chamada nem final para a entrega de projetos.
3. DO PROFESSOR ORIENTADOR
Art. 13. As atividades de orientação na elaboração do TC deverão ser desenvolvidas por professor integrante do quadro de docentes da FAMA.
§1º É proibida a orientação de professores fora do quadro de docentes da FAMA.
Art. 14. Cada professor orientará no máximo 15 (quinze) alunos.
Parágrafo único. Fica assegurado ao professor solicitar junto ao NUPE seu desligamento da orientação, desde que o faça com justificativa por escrito.
5- DA MONOGRAFIA
Art. 15 - A monografia deve ser digitada e impressa em espaço um e meio, em papel branco tamanho A4, em letra Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
Art. 16 - A monografia deve seguir as normas da ABNT e ter, no mínimo, 30 laudas de elementos textuais.
Art. 17 - A monografia deverá possuir a seguinte estrutura:
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória (opcional)
Agradecimento (opcional)
Resumo
Abstract
Sumário
Considerações Iniciais
Desenvolvimento (revisão bibliográfica e argumentação)
Considerações Finais (posicionamento, crítica e argumentação)
Referências
Apêndices (se houver)
Anexos (se houver)
Art. 18 - A monografia será avaliada por uma banca examinadora formada por 02 (dois) professores designados pela coordenação do NUPE. Estes serão avisados com antecedência mínima de 15 dias úteis, por meio de notificação escrita com a qual seguirá também cópia da monografia a ser examinada. As defesas são públicas e deverão ser comunicadas ao público acadêmico nos quadros de aviso da FAMA
...