RELATÓRIO CRIMES DIGITAIS
Por: Elizacosta2020 • 20/9/2020 • Relatório de pesquisa • 681 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
ANOTAÇÕES PALESTRA 03/09/2020 ALESTRANTE CLÁUDIO SUZUKI “CRIMES DIGITAIS”
TEMA EM QUE ELE DESENVOLVEU A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, DEVIDO A AFINIDADE COM A TECNOLOGIA E AFINIDADE COM O DIREITO PENAL. QUEM NUNCA RECEBEU UM EMAIL OU SMS INFORMANDO QUE ACABOU DE RECEBER UM PREMIO? BRASIL É O 3° EM RANKING DE ATAQUES CIBERNÉTICOS. SEQUESTRO DE DADOS PESSOAIS E VÍRUS CRESCERAM, MOSTRA RELATÓRIO. O BRASIL FICA ATRAS APENAS DA CHINA
E DOS EUA.
O QUE MAIS MOVIMENTA DINHEIRO? OS CRIMES VIRTUAIS. A CADA ANO HACKERS DÃO PREJÍZOS EM TORNO DE US$ 575.000.CONCEITUAÇÃO CRIME ELETRÔNICO, CRIME DE INFORMÁT CYBER CRIME, CRIME É FATO TÍPICO ANTIJURÍDICO E CULPÁVEL.
A DIFERENÇA É O AMBIENTE ONDE O CRIME É PRATICADO. O CORRETO É UTILIZAR A TERMINOLOGIA DELITOS INFORMÁTICOS, JÁ QUE EXISTEM CONTRAVENÇÕES PENAIS NO MEIO INOFRMÁTIVO (EX. JOGO DE AZAR)
CRIME VIRTUAL PURO/INFORMATICO PRÓPRIO: VISA ESPECIFICAMENTE O AMBIENTE INFORMATICO, SE UTILIZA DA INTERNET. QUANDO UMA PESSOA ENTRA NO COMPUTADOR DE OUTRA PESSOA E SUBTRAI DADOS.
CRIME VIRTUAL MISTO OU INFORMÁTICO MISTO: NÃO OBJETIVA O DANO NO APARELHO DIGITAL, MAS É IMPRESCINDÍVEL O USO DE UM MEIODIGITAL. POR EXEMPLO O INTERNET BANKING. PRECISA OBRIGATORIAMENTE DE UM MEIO.
CRIME VIRTUAL COMUM/IMPRÓPRIO:
EXEMPLO: INJÚRIA RACIAL.
ONDE QUE ESTÁ ESSA DEFINIÇÃO? EXISTE ALGUMA LEI NÃO TEMOS UMA LEI ESPECÍFICA, MAS SIM DOUTRINÁRIA.
CRIMES DIGITAIS SÃO CRIMES CUJO MEIO DE AÇÃO SÃO EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL.
HACKER (WHITE HATS) – PESSOA QUE TEM MUITA HABILIDADE EM QUALQUER ÁREA.
EM COMPUTAÇÃO, É UMA PESSOA EXTREMAMENTE HABILIDOSA COM OS COMPUTADORES.
CRACKER (BLACK HATS) – É A PESSOA QUE QUEBRA A SEGURANÇA DE UM SISTEMA PARA AUFERIR LUCRO ILICITAMENTE.
O HACKER PODE ATÉ CONSEGUIR INVADIR UM SISTEMA DE UM BANCO, PARA MOSTRAR QUE ELE CONSEGUE FAZER ISSO. PORÉM O CRACKER FARIA PARA AUFERIR UM LUCRO ILÍCITO.
CRIMES ELETRÔNICOS
PRECISAMOS ANALISAR:
PORQUE O BRASIL É TÃO ACOMETIDO POR ESSE TIPO DE CRIME?
1 – MEIO FACILITADOR: AS PESSOAS TEM MAIS DE UM NÚMERO DE TELEFONE, A INTERNET FOI UM MEIO FACILITADOR. ESTAMOS FALANDO EM UMA INTERNET GLOBAL.
2 – INFORMATIZAÇÃO GLOBALIZADA
3 – IDENTIFICAÇÃO VIRTUAL: AS VEZES NÃO TEM COMO CHEGAR NA PESSOA, MUITOS USAM PERFIS FAKES, FICA DIFÍCIL A IDENTIFICAÇÃO DESSAS PESSOAS, E MAIOR A IMPUNIDADE EM RELAÇÃO A ESSE CRIME.
4 – PROBLEMAS JURÍDICOS: AUSÊNCIA DE LEGISLAÇÃO, DIFICULDADE NA PRODUÇÃO DE PROVAS, NEM SEMPRE O PRINT DA TELA NÃO É O SUFICIENTE, ATÉ PORQUE ESTE MEIO DE PROVA PODE SER MANIPULADO PELO FOTOSHOP. PRODUZIR A PROVA NOS CRIMES PELA INTERNET TAMBÉM É DIFÍCIL.
TOTAL DE INCIDENTES REPORTADOS AO CERT.br POR ANO EM 2014 TIVEMOS UM BOOM, E EM 2019, QUASE UM MILHÃO DE ATAQUES POR ANO.
FRAUDES VIA INTERNET
SÃO AS MAIS COMUNS, EM TEMPOS DE CORONAVIRUS, MUITOS ESTÃO SE UTILIZANDO DA INTERNET PARA FAZER COMPRAS, MUITOS SE SENTIAM RESISTENTE A FAZER COMPRAS PELA INTERNET, ENTRETANTO, DEVIDO O CENÁRIO, SE TORNOU NATURAL COMPRAR PELO E-COMERCE.
COMO QUE AS PESSOAS TOMAM DINHEIRO? ATRAVES DAS FRAUDES.
FRAUDES MAIS COMUNS É O SCAM OU GOLPE, É QUALQUER ESQUEMA OU AÇÃO ENGANOSA OU FRAUDULENTA QUE, TEM FINALIDADE OBTER VANTAGENS FINANCEIRAS. COMUM ESTELIONATO.
...