À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REDAÇÃO SOBRE CRIMES DIGITAIS
Por: Tatiane de Freitas • 29/11/2016 • Trabalho acadêmico • 731 Palavras (3 Páginas) • 642 Visualizações
FACULDADE LIONS – FAC-LIONS
CURSO DE DIREITO – 8º P.M.
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO APLICADA
À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ATIVIDADE 3
REDAÇÃO SOBRE CRIMES DIGITAIS
JOÃO BATISTA DE BRITO
GOIÂNIA-GO
2015
ATIVIDADE 3
REDAÇÃO SOBRE CRIMES DIGITAIS
A Internet é definida como sendo uma grande rede de comunicação mundial, onde estão interligados milhões de computadores. É uma rede de redes, que pode ser conectada por linhas telefônicas, satélites, ligações por micro-ondas, por fibra ótica ou via radio. Os avanços da tecnologia eletrônica e das ciências da informação influenciaram a relação entre as pessoas no mundo inteiro. O computador e a Internet alteraram a rotina das pessoas e criaram novos hábitos de vida e de relação comercial. A Internet apresenta-se, atualmente, como a ferramenta mais poderosa de comunicação entre os povos.
Através da Internet a pessoa tem acesso a lazer, trocar informações com outras pessoas em diferentes localidades do mundo, fazer compras, efetuar transações bancárias, pesquisar sobre assuntos diversos etc. é, portanto, a consolidação de uma nova forma de relacionamento global.
Entretanto, da mesma forma que esse desenvolvimento tecnológico traz benefícios para a sociedade globalizada, também excita a criminalidade, já que muitos descobriram meios para desenvolver novas modalidades criminosas.
O crime digital cresce na mesma proporção que a Internet e já é rotina na vida das pessoas. Para a maioria dos estudiosos de crime digital qualquer tipo de delito que envolva o uso direto ou indireto do computador, estando este conectado à Internet ou não, pode ser classificado como sendo um crime digital. A criminalidade na Rede Mundial de Computadores é preocupante e, portanto, um tema bem atual e que traz novos questionamentos a cada instante.
Os crimes praticados através da Internet têm chamado a atenção de muitos doutrinadores, o que fez surgir algumas definições, tais como crimes via Internet, crimes de computador, crimes tecnológicos, crimes digitais, dentre outros. Para alguns, a denominação mais adequada é crimes de informática, uma vez abranger todo o universo da informática e não apenas a Internet.
Os crimes que costumam ser praticados nas redes sociais: calúnia, Insultos, difamação, divulgação de material confidencial, ato obsceno, apologia ao crime, pedofilia, discriminação, fraudes com cartão de crédito, invasão de conta bancária e transferência, entre outros.
Os crimes digitais são divididos em próprio e impróprio, sendo que os crimes digitais próprios só podem ser praticados por meio da informática, tais como violação de e-mail, pirataria de software, invasão de conta bancária, danos em arquivos provocados por vírus, etc. já os crimes impróprios são os crimes que já existiam, porém os criminosos utilizam a informática como instrumento para cometer o delito, tais como: ameaça, estelionato, calúnia, pedofilia, etc.
...