RESENHA CRÍTICA: FERNÃO CAPELO GAIVOTA
Por: Camila Assunção • 10/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 420 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CAMILA ASSUNÇÃO CÂNDIDO
RESENHA CRÍTICA: FERNÃO CAPELO GAIVOTA
Autor: Richard Bach
TURMA: N1
BELO HORIZONTE
2020
CAMILA ASSUNÇÃO CÂNDIDO
RESENHA CRÍTICA: FERNÃO CAPELO GAIVOTA
Trabalho de curso de graduação apresentado à Universidade Salgado de Oliveira, como requisito obter pontuação para o semestre.
BELO HORIZONTE
2020
SUMÁRIO
1. PERGUNTAS E RESPOSTAS 4
2. RESENHA CRÍTICA ..................................................................................... 6
3. BIBLIOGRAFIA ............................................................................................ 8
1. PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1.1- QUAL PASSAGEM DO LIVRO VOCÊ CONSIDERA MAIS MARCANTE?
A parte em que Fernão finalmente se encontra com novo grupo de Gaivotas. Quando ele se sente mais confiante, pois encontra mais gaivotas que se parecem com ele na forma de ver o mundo. Ele enxerga um lugar em que ele possa ser ele mesmo sem nenhum tipo de julgamento.
1.2 - . HOUVE ALGUM MOMENTO, NESTA FASE INICIAL DO CURSO DE DIREITO, EM QUE VOCÊ SE SENTIU COMO FERNÃO CAPELO GAIVOTA?
Sim. Principalmente por eu ter me mudado de cidade para correr atrás do que eu queria, senti como se não tivesse apoio suficiente, como se não quisessem me ver crescer buscando algo que sempre almejei, que é a liberdade. No livro, me vi como o Fernão, quando os pais querem que ele cresça da forma que eles querem, e não o deixam trilhar seu caminho. Comigo, foi do mesmo jeito quando decidi cursar Direito.
1.3 - QUAIS BENEFÍCIOS A LEITURA DESSE LIVRO TROUXE PARA VOCÊ?
Entendi mais sobre a importância da liberdade, de ser quem você quer ser sem medo dos julgamentos de outras pessoas. Que não adianta você seguir os planos que outra pessoa tem para você e se tornar uma pessoa infeliz. A sua felicidade e o destino que você quer é o que mais importa, mesmo que você tenha que perder pessoas durante o caminho. Pensar mais em si, no que realmente quer, nos sonhos que tem, na vida que você deseja!
1.4 - QUAIS VOOS VOCÊ PRETENDE ALÇAR QUANDO CONCLUIR O CURSO DE DIREITO? COMO AS ESTRATÉGIAS DE VOO VOCÊ VISLUMBRA DURANTE O “TREINAMENTO / GRADUAÇÃO”?
Pretendo passar em concurso público e conseguir me mudar para outro Estado e ter uma estabilidade financeira que eu possa ajudar minha família. Enxergo a graduação como o ponto inicial de voo. Durante o passar do tempo, ela vai me guiar para o que eu realmente quero. Podendo assim, ver lá de cima qual a área que vou seguir, porque ainda sou muito indecisa nessa parte.
2. RESENHA CRÍTICA: FERNÃO CAPELO GAIVOTA
O livro Fernão Capelo Gaivota, narra a vida de uma gaivota cujo nome é Fernão. Ela pertence a um bando tradicional que a maior importância é a sobrevivência, a briga por alimentos... porém Fernão é uma gaivota diferente dos demais. Ele não se sente como todos do seu bando, suas prioridades vão além de uma ‘’sobrevivência’’ e por isso sente grande dificuldade em se encaixar com as outra gaivotas do seu bando.
Enquanto as outras gaivotas brigam por alimento, Fernão prefere treinar seu voo e aperfeiçoar seu mergulho. Ele procura a liberdade, busca ser uma gaivota diferente dos tradicionais do seu bando. Os seus pais tentam realinhá-lo para ele conviver e ser parecido com as outras gaivotas, pois, agindo diferente, ele corre o risco de ser expulso do seu bando. Porém, essa tentativa dos pais de tentar educá-lo de forma que ele se tornasse apenas mais uma gaivota normal, foi em vão. Fernão não queria ser só mais um animal que só busca a sobrevivência. Ele queria voar, cada vez mais alto, cada vez mais longe, buscando se conhecer, ser mais do que queriam pra ele. Ele queria uma vida diferente dos demais.
...