RESENHA SOBRE O PRINCÍPIO DA BAGATELA
Por: 1708hm • 18/9/2018 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
BAGATELA
Baseando-se no documentário (vídeo) apresentado em sala de aula, podemos enxergar e entender a bagatela de diversas formas, inclusive termos o entendimento de sua eficácia na sociedade, onde o Direito Penal é o controle social que aplica a lei.
No Brasil, a desigualdade social tem grande influência no sistema carcerário, pesquisas realizadas mostram que 65% das pessoas que cometem crimes e são inseridas no sistema prisional, são pessoas pobres ou de classe média baixa. Contudo, jamais pode se levar em consideração que a pobreza e falta de oportunidades (como emprego) podem ser argumentos para se cometer um crime de roubo ou de qualquer outro tipo.
De acordo com Doutor Airton Vieira, Juiz da 4° Vara Criminal Central de SP, quem rouba uma coisa ou objeto insignificante, também é capaz de roubar 1 milhão de reais. Mesmo com a pobreza e as dificuldades diversas que os Brasileiros de classes baixas passam no Brasil, há também as inúmeras famílias que sobrevivem de apenas um salário mínimo ou até menos , onde muitas das vezes lhes faltam o mínimo necessário e nem por isto praticam crimes, pois têm a ciência da punição .
A Bagatela deve sim ser considerada pelos tribunais de acordo com cada caso, porém o judiciário deve ser justo, nenhum crime deve ficar impune, para todo ato ilícito deve ser aplicada a lei e medidas socioeducativas como punição. Pois uma vez que o sujeito comete um crime, a bagatela é considerada, e o mesmo punição alguma sofre, é certo que ele volte a cometer tal ato pela certeza da impunidade.
Portanto, a honestidade e a moral devem prevalecer dentro de cada indivíduo titular de Direitos, pois da mesma forma que o Direito Penal pune o indivíduo, o Direito Civil lhe dá direitos como pessoa natural, sendo assim, devem-se ser respeitados os direitos tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica.
...