RESENHA SOBRE TERRORISMO
Por: Airtonls • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
Dados de Identificação Disciplina: Práticas Interdisciplinares Professora: Dina Da Rocha Loures Ferraz Aluna: Rebeka Daianna Silva Lobo Período Letivo: 2018/1 |
RESENHA SOBRE TERRORISMO
O perfil dos terroristas está aliado a questões religiosas e brigas políticas, geralmente são homens, com idade entre 20 e 27 anos, possuem baixa escolaridade e são desempregados. Geralmente, os terroristas não escolhem perfil especifico de vítimas, eles preferem atacar lugares movimentados e países que não seguem os ideais deles.
Dados afirmam que existem mais de 20 mil jihadistas recrutados, vindos de mais de 90 países diferentes. Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação, etc. Sabe-se que a internet é o meio de recrutamento mais comum entres os grupos terroristas, pois ele gera grande resultado em pouco tempo. A preocupação do Estado Islâmico com a propagando e a promoção de conteúdos persuasivos é tão grande que, segundo o Washington Post, as cenas de batalha e as decapitações públicas levadas a cabo pelos terroristas estão tão pensados e encenados que os guerrilheiros e carrascos muitas vezes protagonizam a cena em vários takes, lendo discursos escritos em papéis propositadamente ocultos das câmaras.
Os principais grupos terroristas são: Talibã, Al-Qaeda, Boko Haram e Estado Islâmico. A base de atuação do Talibã é Kandahar, no Afeganistão. O grupo mantém forte influência no país e também no noroeste do Paquistão, onde mantém campos de treinamento de terroristas. O Talibã combate o governo do Afeganistão para voltar ao poder. Mas é só uma fração do que já foi no passado. Al-Qaeda quer dizer "a base". Surgiu em 1988, na Arábia Saudita, e foi a primeira a internacionalizar o terror, criando uma rede com células espalhadas pelo mundo inteiro. Uma estrutura descentralizada que tem hoje cerca de 20 mil militantes. Boko Haram quer dizer "educação ocidental é pecado". Eles querem acabar com a influência do Ocidente e pra isso atacam escolas, sequestram estudantes, matam professores e destroem os prédios. O Boko Haram se espalha também por Chade, Níger e Camarões. O grupo terrorista que mais assusta hoje é o Estado Islâmico. Nos últimos três anos e meio, os extremistas se aproveitaram do vazio de poder criado pela guerra civil da Síria e tomaram grandes áreas, inclusive campos de petróleo que ajudam a financiar o terrorismo. Hoje, o Estado Islâmico domina mais de 30% da Síria e avança sobre o Iraque, onde domina, por exemplo, Mossul, a segunda maior cidade do país.
Terrorismo não é um tipo penal definido no direito brasileiro nem do Direito Internacional. A expressão “terrorismo” é imprecisa, politicamente condicionada e frequentemente impregnada de passionalismo, em particular depois dos atentados que destruíram o World Trade Center. O Brasil ratificou as principais convenções internacionais sobre o tema e colabora ativamente em vários cenários – na ONU, na OEA e no Mercosul. Ainda que a palavra ‘terrorismo’ seja citada na Lei de Segurança Nacional, e na própria Constituição do país, que qualifica o terrorismo como crime inafiançável, não existe, na legislação brasileira, uma definição de terrorismo.
...