RIO SÃO FRANCISCO
Por: StelaSouzaSevero • 18/2/2019 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
Página 1 de 2
- O RIMA concluiu ser favorável por conta que em longo prazo haverá significativo aumento do emprego e geração de renda. A população atingida pela seca nos centros urbanos será abastecida com água para consumo, mais de 350 localidades do interior terão distribuição de pública, as áreas secas poderão se tornar novamente produtivas e devido a isto alegam melhoria na qualidade da água, beneficiando a saúde da população. O Relatório do Impacto Ambiental concluiu que, por ser a longo prazo, haverá um aumento de emprego e aumento de renda impactante, se tornando favorável. Abastecerá com agua para consumo, também, a população residente nos centros urbanos, trará distribuição pública para diversas localidades interioranas, trará produtividade à áreas secas, fazendo com que a qualidade de vida da população melhore grandemente.
- O projeto tem como objetivo solucionar um dos principais problemas que acomete a região do semi-areado brasileiro, a seca com o objetivo de sanar a deficiência hídrica na região do semi-areado, foi planejada a transferência de água do Rio São Francisco para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, garantindo dessa forma, a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, regiões onde a estiagem ocorre freqüentemente. Dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, o projeto do Rio São Francisco é considerado a iniciativa mais relevante por parte do Governo. Esse projeto tem como finalidade principal, solucionar a seca, sanando o problema hídrico que acomete a região do semi-areado. Para isso, a água do São Francisco será utilizada para abastecimento dos rios menores e açudes, garantindo a qualidade de vida para os menos favorecidos.
- Apesar de ser um projeto antigo e de alto custo, a transposição do Rio São Francisco ainda é uma esperança para os moradores da região que será beneficiada, pois significa não sofrer mais com a falta de água. Por outro lado, ainda é extremamente polemica, pois, para os críticos, pode comprometer a fauna e fora locais . A transposição do Rio São Francisco é uma discussão antiga, além disso, é uma obra cara, demorada e extremamente polêmica. Para as populações do nordeste, significa esperança, porque, quando terminada e bem executada, a obra pode garantir que não irão mais sofrer com a falta d'água. Para críticos, o desvio das águas do rio pode comprometer a fauna local e também o próprio rio, o que seria conseqüência da diminuição em excesso de sua vazão. Temos também a preocupação com à descrença de que a obra seja realmente concluída, incluindo todas as ramificações dos canais.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com