Racismo no brasil
Por: Ale Maia • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
FACULDADE FERNÃO DIAS
DIREITO 1º SEMESTRE
PARTICIPANTES:
ALESSANDRA R MAIA - RM: 10925
CARLOSMAR FERREIRA DE REZENDE – RE: 10934
TRABALHO:
RACISMO
Osasco - SP
2015
RESUMO:
Os brasileiros imaginam que vivem em uma sociedade onde não há discriminação racial.
A linguagem de classe e de cor no Brasil sempre foi usada de modo racionalizado, “naturalizando” desigualdades que poderiam comprometer uma imagem do país como uma democracia racial.
PALAVRAS-CHAVE: racial, cor, Brasil.
Sumário
1. Introdução:
2. Racismo
3. Xenofobia
4. Chauvinismo
5. Diferença entre Raça e Etnia
Principais raças humanas:
6. Considerações:
7. Referencias Bibliografias:
Introdução:
Análise etimológica dos termos
Racismo:
Tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça palavra mãe.
Racismo= Raça + ”ismo”
Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie.
Palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.
Racismo
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo. O racismo tem como finalidade intencional a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade.
Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se for provado, é crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
Algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, essa justificativa apareceu na escravidão, onde os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam os negros, homossexuais, entre outros, para serem executados.
Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Pode acontecer de diversas formas, piadas, xingamentos ou evitar o contato físico com a pessoa.
O racismo frequentemente é associado à xenofobia, o ódio, repugnância ou hostilidade relacionada a estrangeiros. Ressaltar que ambos os conceitos são diferentes, o racismo é uma ideologia de superioridade e a xenofobia é um sentimento de rejeição voltado aos estrangeiros. Está relacionado com outros conceitos como o etnocentrismo, os sistemas de castas, o colonialismo e até homofobia.
Xenofobia
A palavra advém da junção de dois termos: xeno e fobia.
A palavra xeno está relacionada com a formação de palavras que exprime a idéia de estrangeiro ou estranho.
Fobia é o modo patológico, aversão impossível de conter.
Xenofobia: Xeno+Fobia
Podemos entender xenofobia como antipatia ou aversão pelas pessoas ou coisas
estrangeiras, é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.
Chauvinismo
O termo teve origem na França, devido a Nicolas Chauvin, um soldado de Napoleão que se tornou patriota fanático.
O chauvinismo é um patriotismo exagerado, um amor exaltado à pátria, um sentimento de nacionalismo exacerbado.
Racismo e xenofobia os aspectos são históricos. O racismo foi utilizado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que estes não se unissem e derrubassem o capitalismo.
Os ricos consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores e por conseguinte viam qualquer um com as características de trabalhador como pertencendo a um estrato inferior.
Diferença entre Raça e Etnia
Raça se expressa nas características visíveis da pessoa, engloba as características físicas, como totalidade de pele, formação do crânio e do rosto e tipo de cabelo.
Etnia vai além das características físicas da pessoa, inclui cultura, nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e tradições.
Principais raças humanas:
Caucasianos: de origem europeia, norte-americana, árabes e até indiana. Com exceção dos mediterrâneos, tem nariz estrito, lábios delgados e cabelos lisos ou ondulados. Principal característica pele e olhos claros.
...