Relçatknds
Por: esthereva • 8/9/2015 • Relatório de pesquisa • 5.720 Palavras (23 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Fundamentos de Economia
Professor: Arlindo Tavares.
Apostila Nº 01
I – Economia: Definição e Conceito.
* Origem do Termo: Etimologicamente do Grego
OIKONOMIA: A Lei da Administração da Casa.
Oiko: Casa
Nomia: Lei, Administração, Governo.
→ Aristóteles (322 à 384 a.c): “A Ciência da Administração da comunidade doméstica” ou “A Ciência do abastecimento, que trata da arte da aquisição.”
AUTORES CONTEMPORÂNEOS.
- MYRON Humbreit, ELGIN F. Hunt, e Charles V. Kinter:
A Economia é estudo da organização social através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.
- STONIER E HAGUE:
Se não houvesse escassez nem necessidades de repartir os bens entre os homens, não existiriam tampouco sistema econômico nem economia. A economia é fundamentalmente o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes.”
- PAUL A. Samuelson:
A economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam Ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e para distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre várias pessoas e grupo da sociedade.
→ CONCEITO DE ECONOMIA: É uma ciência que estuda as relações sociais da atividade econômica, visando à satisfação das necessidades infinitas de consumo da sociedade.
→OBJETO DE ESTUDO DA ECONOMIA: Escassez
1) Pobreza: Enquanto causa da degradação de uma parte da humanidade.
2) Riqueza: Enquanto condições, motivações e razões.
3) Bem-Estar: Enquanto ações individuais e sociais.
→ DIVISÃO DA ECONOMIA: A teoria Econômica representa um só corpo de conhecimento, mas como os objetivos e métodos de abordagem podem definir, de acordo com a área de interesse de estudo, costuma-se dividi-la da forma a seguir:
- Microeconomia: Estuda o comportamento do consumidor, produtor e mercado no qual interagem. Procura-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos.
- Macroeconomia: Estuda a determinação e comportamento dos grandes agregados com o PIB, consumo nacional, investimento agregados, exportação, nível geral dos preços, etc., com o objetivo de delinear uma política econômica tendo um enfoque conjuntural, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação e desemprego a curto prazo.
- Desenvolvimento Econômico: Estuda modelos de desenvolvimento que leve a elevação do padrão de vida, bem-estar da coletividade. Trata-se de questões estruturais, e longo prazo (Crescimento da Renda Per Capita, Distribuição de renda, Evolução Tecnológica).
- Economia Internacional: Estuda as relações de trocas entre países (transações de bens e serviços e transações monetárias). Trata da determinação da taxa de câmbio, comércio externo e reações financeiras internacionais.
→NECESSIDADES HUMANAS:
1) Conceito: São exigências individuais ou coletivas (Sociais), que devem ser satisfeitas por meio do consumo de bens e serviços.
2) Classificação:
- - Quanto ao Fim:
- Primárias: São aquelas cujo à satisfação é indispensável à sobrevivência.
Ex: Alimentos, Habitação, Vestuários, Etc.
- Secundárias: São criadas pela sociedade, dizem respeito ao que é supérfluo. Ex: Fumo, Comprar Jóia cara, Beber Bebidas Alcoólicas, Etc.
2.2 – Quanto ao Tempo:
a) Atuais: Satisfazem imediatamente às necessidades. Ex. Todas as Primárias.
b) Futuras: Que se chamam também de previdência. Ex. Todas as Secundárias.
2.3 - Quanto ao Modo:
- Individuais: Satisfazem às necessidades de um indivíduo.
- Coletivas: Satisfazem às necessidades coletivas.
2.4 - Quanto à Forma:
- Materiais: A satisfação é obtida mediante o uso de coisas.
b) Imateriais: A satisfação é obtida através dos serviços.
3- BENS E SERVIÇOS: É tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas.
- - Condições para ser Bem:
a) Existência de uma necessidade humana.
b) Limitação de disponibilidade do meio.
3.2 - TIPOS DE BENS
- Bens de Consumo: Destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas pode ser classificado como duráveis (geladeira, fogão, automóveis) ou não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza, etc)
- Bens de Capital ou Bens de Produção: São bens utilizados na fabricação de outros bens, exemplo máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados nas empresas como ativos fixos.
- Bens Intermediários: São aqueles bens transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas, e componentes).
- Bens Tangíveis e Bens Intangíveis: Por fim, os bens podem ainda ser subdivididos em materiais ou tangíveis e imateriais ou intangíveis. Estes últimos se constituem nos serviços. Um serviço como, por exemplo, uma consulta jurídica ou um atendimento médico satisfaz a uma necessidade e por isso é intrinsecamente um bem, embora de natureza não-material. É, portanto, um bem intangível.
3.3 - Classificação dos Bens:
- Quanto à Raridade:
- Bens Econômicos: São os que em função da escassez e utilidade possuem preço. Ex. Alimentos, Vestuários, Etc.
2) Bens não Econômicos: (Livres) - São úteis e não tem preço. Ex. Água, Ar, Luz Solar, Etc.
- Quanto ao Destino:
1) Bens de Consumo: (Final) – Satisfazem diretamente às necessidades humanas. Ex. Refrigerantes, sorvete, pão, etc.
2) Bens de Produção: (Capital) – São aqueles que permitem produzir outros bens. Ex. Máquinas, Equipamentos, Instalações, etc.
...